Acessibilidade | Cores: Normal - Alto Contraste | Tamanho do Texto: Diminuir - Aumentar

Conselho Regional de Psicologia Santa Catarina - 12ª Região



Institucional


O Conselho Regional de Psicologia da 12° Região - Santa Catarina (CRP-12) faz parte de um sistema formado pelo Conselho Federal de Psicologia e outros 17 Conselhos Regionais distribuídos por Estados e/ou regiões. Tem como funções primordiais orientar e fiscalizar o exercício e as atividades da profissão de psicólogo no nosso Estado, zelando pela fiel observância dos princípios éticos e disciplinares da classe profissional.

A fim de cumprir tais funções:

- esta autarquia permite, aos graduados em Psicologia, o exercício profissional. Para tanto, expede a Carteira de Identidade Profissional de psicólogo, mantendo o cadastro dos inscritos;
-  realiza orientações aos psicólogos e à comunidade sobre o exercício profissional de psicólogo, servindo de tribunal às possíveis infrações éticas relativas ao exercício profissional; e
participa, juntamente com o sistema conselhos de psicologia, da elaboração do conjunto de legislações da profissão.

O CRP-12 não é órgão corporativo de defesa profissional tampouco promotor de formação profissional, papéis estes dos sindicatos e das instituições formadoras, respectivamente, mas um defensor da sociedade por meio da legislação profissional e da organização da categoria na direção da ética profissional. É somente por meio do oferecimento de um quadro profissional claro e destacado que uma profissão poderá ter retornos da comunidade a qual a profissão se destina.

Entretanto, uma vez que é função dessa autarquia o zelo pelo exercício profissional ético, a mesma realiza discussões com a categoria acerca de como podem ser aumentadas as suas atuações em direção à melhoria da vida das pessoas. Para tanto, desenvolve ações que promovam a integração de profissionais na construção de uma política que seja correspondente às necessidades da população.

Seja bem-vinda(o) à página do CRP-12!

Fotos