Acessibilidade | Cores: Normal - Alto Contraste | Tamanho do Texto: Diminuir - Aumentar

Conselho Regional de Psicologia Santa Catarina - 12ª Região



Institucional


O Conselho Regional de Psicologia da 12ª Região - Santa Catarina (CRP-12) faz parte de um sistema formado pelo Conselho Federal de Psicologia e outros 24 Conselhos Regionais distribuídos por estados e/ou regiões. Tem como funções primordiais orientar e fiscalizar o exercício e as atividades da profissão de psicóloga(o) no nosso Estado, zelando pela fiel observância dos princípios éticos e disciplinares da classe profissional.

A fim de cumprir tais funções:

- Esta autarquia permite, aos graduados em Psicologia, o exercício profissional. Para tanto, expede a Carteira de Identidade Profissional de psicóloga(o), mantendo o cadastro dos inscritos;
- Realiza orientações às(aos) psicólogos e à comunidade sobre o exercício profissional de psicólog(a)o, servindo de tribunal às possíveis infrações éticas relativas ao exercício profissional; e participa, juntamente com o Sistema Conselhos de Psicologia, da elaboração do conjunto de legislações da profissão.

O CRP-12 não é órgão corporativo de defesa profissional tampouco promotor de formação profissional, papéis estes dos sindicatos e das instituições formadoras, respectivamente, mas um defensor da sociedade por meio da legislação profissional e da organização da categoria na direção da ética profissional. É somente por meio do oferecimento de um quadro profissional transparente e destacado que uma profissão poderá ter retornos da comunidade a qual se destina.

Entretanto, uma vez que é função dessa autarquia o zelo pelo exercício profissional ético, a mesma realiza discussões com a categoria acerca de como podem ser aumentadas as suas atuações em direção à melhoria da vida das pessoas. Para tanto, desenvolve ações que promovam a integração de profissionais na construção de uma política que seja correspondente às necessidades da população.

Seja bem-vinda(o) à página do CRP-12!