Acessibilidade | Cores: Normal - Alto Contraste | Tamanho do Texto: Diminuir - Aumentar

Conselho Regional de Psicologia Santa Catarina - 12ª Região



I Simpósio de Psicologia Hospitalar e Psico-oncologia é realizado em Criciúma


I Simpósio de Psicologia Hospitalar e Psico-oncologia é realizado em Criciúma
2018-10-31

No dia 20 de outubro, na Subsede Sul do Conselho Regional de Psicologia de Santa Catarina – CRP-SC, em Criciúma, foi realizado o I Simpósio de Psicologia Hospitalar e Psico-oncologia.

O simpósio, que também foi evento preparatório para o Congresso Nacional da Psicologia - CNP, contou com o apoio do CRP-SC para sua organização, através da disponibilização do espaço físico, materiais de divulgação no site, subsídios para o palestrante, coffee break, entre outros. 

A atividade, idealizada pelas psicólogas Maribel Batista Sebastião, colaboradora e membro da Comissão Gestora Sul do CRP-SC; Fernanda de Sousa Fernandes, Sibeli de Bona Barbosa, Viviane Brehm Meira e Mariane Peres Albino, membros do grupo de estudo de Psicologia Hospitalar e Psico-oncologia de Criciúma - GEPHPO; contou com a participação de cerca de 60 pessoas, entre psicólogas(os), estudantes e profissionais de outras áreas que estiveram presentes no evento.

Na sua fala de abertura, Maribel acolheu todas(os) as(os) presentes e destacou a importância do evento para o CRP-SC e para a Subsede Sul, mas principalmente para as psicólogas e psicólogos que atuam com Psicologia Hospitalar e psico-oncológica, por se tratar do I Simpósio Regional a abordar esse tema, o que Maribel define como um marco histórico. Ela ressaltou ainda que, sendo o simpósio também um evento preparatório do CNP, ao seu final haveria o momento para construção de propostas e diretrizes para a profissão e para o sistema conselhos.

Na sequência, a psicóloga Fernanda apresentou os objetivos do evento e posteriormente o psicólogo Lucas Bandibelli  iníciou sua palestra, onde expôs sua experiência e considerações acerca dos desafios atuais da Psico-oncologia em hospitais. Após a palestra, as integrantes do GEPHPO apresentaram a história e objetivos do grupo, bem como relatos de suas experiências.  

Em seguida, iniciou-se uma mesa composta por pacientes e familiares que compartilharam suas experiências com o câncer e a percepção sobre o apoio psicológico nas diferentes etapas do desenvolvimento da doença, abordando as diferentes intervenções possíveis com pacientes, familiares e em grupos de apoio.  

Ao final do evento, foram elaboradas propostas para o COREP. 

Fotos


Voltar

Faça seu comentário