Acessibilidade | Cores: Normal - Alto Contraste | Tamanho do Texto: Diminuir - Aumentar

Conselho Regional de Psicologia Santa Catarina - 12ª Região



CRP-SC participa do I Encontro Nacional de Comissões de Psicologia Organizacional e do Trabalho - CPOT


CRP-SC participa do I Encontro Nacional de Comissões de Psicologia Organizacional e do Trabalho - CPOT
2018-04-19

Evento aconteceu no dia 12 de abril na sede do CRP-PR, em Curitiba

A sede do Conselho Regional de Psicologia do Paraná (CRP-PR) em Curitiba/PR, recebeu no dia 12 de abril as(os) coordenadoras(es) e membros das comissões de Psicologia Organizacional e do trabalho, do Sistema Conselhos de Psicologia, para o I Encontro Nacional de Comissões de Psicologia Organizacional e do Trabalho (CPOT).

Os desafios das Comissões de Psicologia Organizacional e do Trabalho foram apresentados pontuando a realidade de cada região do Brasil. Após uma extensa discussão sobre cada um dos pontos pautados no evento, os presentes deliberaram algumas ações.

O projeto PLS 439/2015, que obriga empresas a demitir gestores sem diploma de administrador, foi uma das pautas do encontro. A nova lei irá obrigar empresas de qualquer tamanho a contratar um administrador filiado ao Conselho Regional de Administração (CRA). Com este cenário, ficou definido que a Comissão lançará uma nota de repúdio coletiva ao PLS, enviando uma carta de solicitação de posicionamento ao Conselho Federal de Psicologia (CFP) sobre a questão. O intuito da referida carta será enfatizar o posicionamento das comissões de não negociação com o CRA, no sentido de ceder área(s) de gestão de pessoas para a Administração, além da criação de uma campanha publicitária enfatizando as consequências da aprovação do PLS para a sociedade.

Sobre a pauta de articulação nacional das Comissões de Psicologia Organizacional e do Trabalho do Sistema Conselhos, ficou definido que será enviada uma carta ao CFP com a solicitação de ser criada uma Comissão de Psicologia Organizacional e do Trabalho no CFP, a qual deverá ser empossada no II Encontro Nacional de Comissões de Psicologia Organizacional e do Trabalho (CPOT). A atividade será realizada no VIII Congresso Brasileiro de Psicologia Organizacional e do Trabalho (CBPOT), que ocorrerá entre os dias 11 e 14 de julho de 2018, na Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás).

Na questão que tange ao cancelamento do registro profissional de psicólogas(os) que atuam em Recursos Humanos, a comissão divulgou uma campanha publicitária de conscientização, a partir do material disponibilizado pela CPOT do CRP-MA, com o objetivo de orientar as(os) psicólogas(os) - bem como a sociedade - sobre a importância da Psicologia Organizacional e do Trabalho.

Referente aos questionamentos relacionados ao coaching, a comissão deverá realizar uma pesquisa para esclarecimento mais profundo sobre a temática para deliberações futuras. A comissão deverá realizar uma pesquisa para esclarecimento mais profundo sobre a temática para deliberações futuras. Confira a nota de orientação do CRP SC sobre a prática do coaching na Psicologia.

Participaram do evento a  Psicóloga Arianna Alboite Bescorovaine (CRP-PR), Psicóloga Daiane Bentivi (CRP-MA), Psicólogo Eliandro Araújo (CRP-MA), Psicólogo Marcio André Maciel (CRP-PR), Psicólogo Luciano da Silva (CRP-PR), Psicóloga Rafaela Schon (CRP-PR), Psicóloga Ana Maria Muxfeld (CRP-PR), Psicóloga Heloisa Christina M. Gonçalves (CRP-PR), Psicóloga Janete Knapik (CRP-PR), Psicóloga Maria Júlia Trevizan (CRP-PR), Psicólogo Vitor Barros Rego (CRP-DF), Psicóloga Francisca Rosimeire Honorata de Lima (CRP-DF), Psicóloga Giulianna Remor (CRP-SC), Murillo Rodrigues dos Santos (CRP-GO), Thaís Fernandes (CRP-RS), Carolina da Purificação Fonseca (CRP-BA), Aimara Celi Souza da Silva (CRP-BA), e o Psicólogo Adriano de Lemos Alves Peixoto (Presidente da Associação Brasileira de Psicologia Organizacional e do Trabalho - SBPOT), como convidado especial.

 

Fotos


Voltar

Faça seu comentário