Acessibilidade | Cores: Normal - Alto Contraste | Tamanho do Texto: Diminuir - Aumentar

Conselho Regional de Psicologia Santa Catarina - 12ª Região



FEPSIC


OBJETIVOS
 

O Fórum de Entidades da Psicologia Catarinense (FEPSIC) é o espaço de articulação das entidades que trabalham com a formação e a profissão de psicólogo em Santa Catarina.

O objetivo do Fórum é organizar as instituições catarinenses em torno de finalidades comuns que deem visibilidade à diversidade existente.

O FEPSIC foi criado no dia 17 de abril de 2009, por iniciativa do CRP-12, por ocasião da presença do presidente do Conselho Federal de Psicologia, Humberto Cota Verona, para ministrar a conferência “Contribuições do Sistema Conselhos de Psicologia para o Avanço da Profissão no Brasil”.

As entidades que podem participar do FEPSIC são: Pessoa Jurídica inscrita no CRP-12 que ofereça regularmente cursos de formação e especialização e que realize atendimento psicológico à comunidade por meio de clínica escola ou social; entidade associativa de psicólogos sem fins comerciais; ou entidade regional que faça parte de entidade nacional.

 

Fórum de Entidades da Psicologia Catarinense - FEPSIC


 

Associação Brasileira de Ensino de Psicologia - Núcleo Regional de Santa Catarina - ABEP/SC

A Associação Brasileira de Ensino de Psicologia (ABEP) é uma entidade de âmbito nacional, que tem a sua natureza institucional voltada para a reflexão, o desenvolvimento e o aprimoramento da formação em Psicologia no Brasil. A ABEP compreende que a formação em Psicologia deve estar comprometida com a realidade social do país vinculado a ética e ao exercício da cidadania.


Associação Brasileira de Psicologia Social - ABRAPSO - Regional Santa Catarina

Fundada em 1980, a ABRAPSO constitui-se em importante espaço de intercâmbio e posicionamento crítico frente a perspectivas naturalizantes e a-históricas de produção de conhecimento e intervenção política em nossa sociedade. A ABRAPSO é composta por profissionais (pesquisadores, psicólogos, militantes, gestores públicos) e estudantes (em processo de graduação ou pós-graduação), que, por meio do ensino, investigação, aplicação ou difusão, contribuem para o desenvolvimento da Psicologia Social no Brasil.


Associação de Terapias Cognitivas do Estado de Santa Catarina - ATC-SC

Associação de Terapias Cognitivas do Estado de Santa Catarina (ATC/SC) é uma entidade sem fins lucrativos que representa a FBTC (Federação Brasileira de Terapias Cognitivas) em Santa Catarina. Objetiva divulgar as psicoterapias cognitivas e favorecer a troca e qualificação entre interessados nesta abordagem terapêutica em nosso estado.


Associação dos Psicólogos de Caçador – APSIC

Associação dos Psicólogos de Caçador (APSIC) tem por objetivo divulgar o trabalho do Psicólogo, articulando com os vários setores e contribuindo para a psicologia como ciência e profissão. Também se destaca a diversidade das áreas de atuação dos Psicólogos proporcionando aos seus associados compartilhem, opiniões, enriquecendo a atuação dos participantes.  


Associação dos Psicólogos do Alto Vale do Itajaí - APAVI


CDETEC – Centro de Desenvolvimento Tecnológico, Educacional e Cultural


Centro de Estudos do Campo Lacaniano de Joinville - CECLJ e Fórum do Campo Lacaniano de Joinville – FCLJ

Os Fóruns do Campo Lacaniano (FCL) reúnem psicanalistas e não psicanalistas em diversas cidades em várias partes do mundo. Estes Fóruns estão associados à IF-EPFCL e o seu objetivo principal se deduz ao mesmo tempo de sua origem e dessa referência: contribuir para a presença e a manutenção dos desafios do discurso analítico nas conjunturas do século. 


Conselho Regional de Psicologia - 12ª Região - CRP-12

O Conselho Regional de Psicologia da 12° Região - Santa Catarina (CRP-12) faz parte de um sistema formado pelo Conselho Federal de Psicologia e outros 17 Conselhos Regionais distribuídos por Estados e/ou regiões. Tem como funções primordiais orientar e fiscalizar o exercício e as atividades da profissão de psicólogo no nosso Estado, zelando pela fiel observância dos princípios éticos e disciplinares da classe profissional.


Espaço Viver Psicologia Florianópolis

Fundado em 2008, o Espaço Viver Psicologia tem como objetivo fazer desse espaço um centro de estudos referência na Abordagem Centrada na Pessoa em Santa Catarina, através da implementação de cursos e de um serviço de psicologia que facilitasse o crescimento profissional e pessoal daqueles que participassem das atividades. Com o mesmo cuidado com que realizamos os nossos cursos e eventos, implementamos o nosso serviço de psicologia. O objetivo principal é oferecer um serviço que atendesse, na sua plenitude, as necessidades psicológicas das pessoas que nos procuram com um pedido de ajuda. 


Familiare Instituto Sistêmico

O Familiare Instituto Sistêmico é uma Instituição de ensino e assistência psicológica à comunidade. Situado em Florianópolis, foi criado com o objetivo principal de formar terapeutas de família e de casais com base na teoria relacional sistêmica. Iniciou suas atividades no final da década de 1990. Nosso Instituto foi fomentado pela demanda de profissionais e alunos de cursos de graduação e de pós-graduação, por cursos informativos sobre a Teoria Sistêmica.  


Ichthys - Instituto de Psicologia

O ICHTHYS Instituto de Psicologia Analítica tem o propósito de aprofundar e expandir o conhecimento nas áreas de Psicologia Analítica, Filosofia, Religião e Arte, acerca das autênticas possibilidades de expressão da alma humana e do espírito criativo. O ensino do ICHTHYS estrutura-se a partir dos conhecimentos da psicologia profunda e de seus campos afins, bem como de toda a abrangência dos fenômenos da natureza do homem e seus múltiplos caminhos de transcendência. 


Instituto Granzotto de Psicologia Clínica Gestáltica

O Instituto Granzotto de Psicologia Clínica Gestáltica (IGP) é um centro de psicologia clínica composto por duas unidades (Centro de Florianópolis e Santa Mônica) que oferece cursos de capacitação clínica de orientação gestáltica e serviços de psicoterapia em diferentes abordagens. Tem como missão é acolher quem nos procura de forma ética e competente, bem como contribuir para uma formação consistente de novos terapeutas. 


Locus Psicodrama Clínica & Escola

Desde 1993, a Locus Psicodrama desenvolve um portfólio integrado, oferecendo três linhas complementares de serviço: a Escola, com cursos de Formação, Qualificação e Extensão; a Clínica, com atendimentos psicoterápicos para indivíduos, casais, grupos e famílias; e a Consultoria, especializada no desenvolvimento e implantação de sistemas de Recursos Humanos para empresas de todos os portes e perfis. 


Maiêutica Florianópolis Instituição Psicanalítica

A Maiêutica Florianópolis – Instituição Psicanalítica, fundada em 1984, por ocasião das 1ª Jornadas Psicanalíticas em Florianópolis, teve como primeiro nome, Grupo de Estudos Psicanalíticos. Em 1986, estruturou-se como Instituição e, desde então, trabalha pela realização dos objetivos que a norteiam: difusão da psicanálise e formação de analistas.  Há mais de uma década, a Maiêutica ministra seu Programa de Formação, que visa introduzir o participante aos princípios da psicanálise de Freud e Lacan. 


Movimento Instituto de Formação Sistêmica de Florianópolis

A Movimento é uma Clínica e Escola de Psicologia Sistêmica sediada em Florianópolis|SC, fundada em 1987. Presta atendimento psicoterapêutico a pessoas, casais, famílias e grupos de qualquer idade e com os mais variados tipos de demanda. Oferecem cursos de especialização profissional de diferentes áreas que trabalham com sistemas humanos em Terapia Familiar Sistêmica. 


Núcleo de Psicologia Associação Empresarial de Campos Novos - Acircan

O núcleo tem por objetivo o fortalecimento da classe, divulgação da função do profissional e serviços prestados por ele, discutir e compartilhar temas e/ou casos, obedecendo os princípios do código de ética profissional. Realizamos reuniões mensais de forma expositiva e dialogada, desenvolvemos atividades tais como: estudos de casos, matérias mensais na mídia local, eventos de prevenção e capacitação com temas pertinentes, mobilizações a favor da profissão e ação social em prol da comunidade. Esta atividade traz benefícios aos envolvidos, apoio técnico, supervisão, motivação, integração, comprometimento, partilha de saberes, engrandecimento pessoal e profissional, facilitando a visibilidade da profissão na Região.


Sindicato dos Psicólogos de Santa Catarina - SinPsi-SC

Fundado em 2008, o Sindicato dos Psicólogos de Santa Catarina - SinPsi-SC, com sede em Florianópolis é constituído para fins de defesa, coordenação, orientação, organização e representação da categoria de psicólogos. Tem o papel de lutar por melhores relações de trabalho, maior segurança e qualidade de vida. A organização de um sindicato forte e efetivamente representativo desta categoria é um instrumento importante para organização em torno das nossas necessidades enquanto trabalhadores nas diferentes políticas públicas como as da Saúde, Educação, Assistência Social, principalmente, mas também no setor privado (empresas, hospitais, clínicas e outros) e nas diversas atividades como Autônomo. 


Sociedade de Psicologia de Criciúma

A Sociedade de Psicologia de Criciúma é uma entidade civil, de caráter científico, cultural e social, sem fins lucrativos que representa os Psicólogos da região de Criciúma. Iniciou suas atividades a partir do interesse profissionais da Psicologia em formar uma entidade representativa dos interesses da classe. A primeira reunião aconteceu no dia 14 de setembro de 1988. No dia 9 de novembro do mesmo ano ocorreu a primeira Assembleia Geral com a presença de psicólogos de Criciúma tendo como objetivos definir os nomes para a primeira diretoria da Sociedade, eleita pelos participantes, que tomou posse no dia 15 de dezembro.