Acessibilidade | Cores: Normal - Alto Contraste | Tamanho do Texto: Diminuir - Aumentar

Conselho Regional de Psicologia Santa Catarina - 12ª Região



Comissão Mulheres e Psicologia - CMP


A Comissão Mulheres e Psicologia, constituída pelo IX Plenário do CRP-12, em 2017, possui como atravessamento central as questões de gênero. Pensada e instituída sob viés teórico-prático pautado no feminismo interseccional, que objetiva a garantia de justiça social e igualdade de oportunidades, considerando os recortes de classe-gênero-raça, compreende as mulheres como população afetada por diferentes situações de vulnerabilidade e opressão provocadas principalmente pela cultura do patriarcado e pelo machismo estrutural. Nesse sentido, cabe a Comissão Mulheres e Psicologia promover discussões e intervenções com a categoria e com a sociedade, que perpassem e transveralizem sobre as questões de gênero nos diferentes contextos, envolvendo principalmente as demandas de ordem prática profissional da Psicologia enquanto ciência e profissão contribuinte para a garantia dos direitos e oportunidades para todas as mulheres.

No estado de Santa Catarina, a comissão desenvolve ações frente as violências de gênero, o sofrimento psíquico, as intersecções de raça, classe, deficiência, sexualidades, etc. Em parceria com outras comissões do presente conselho, realiza ações voltadas ao combate da LGBTfobia, sexismo, feminicídio, discussões sobre os direitos reprodutivos, entre outras ações. Uma comissão nova, que considerando as demandas e discussões atuais dos movimentos de mulheres,  objetiva compartilhar os princípios da éticos da profissão com as demandas singulares e coletivas das mulheres.

A atuação enquanto comissão se pauta na compreensão da subjetividade humana e nos impactos das relações sociais, buscando minimizar as consequências das desigualdades de gênero, além da promoção de um espaço de escuta, acolhimento, conexões e reflexões acerca das demandas e dos “sentires” da categoria, que majoritariamente é formada por mulheres. Seguramente, as pautas desenvolvidas pela Comissão Mulheres e Psicologia são constantes e estão em transformação, variando social, histórica e culturalmente.

Apoiadas em atento cuidado ético e comprometidas com a justiça social, a atuação da Comissão Mulheres e Psicologia se coloca em consonância com outros movimentos sociais e conselhos de direitos que visam assegurar os direitos das mulheres no estado de Santa Catarina; e ainda em consonância com as outras comissões e grupos de trabalho que se debruçam sobre o tema à nível do Sistema Conselhos de Psicologia.

Nesse sentido, essa comissão compromete-se posicionando a Psicologia contra as diferentes formas de violências e opressões, e pela garantia de direitos, dignidade e equidade para pleno desenvolvimento humano das mulheres e de uma sociedade mais justa. 

Mulheres e Psicologia em Luta!


Conselheiras e Colaboradoras da Comissão Mulheres e Psicologia

Conselheira Presidenta

Pâmela S. dos Santos, CRP 12/09493

Conselheiras Efetivas

Joice Danuzia Justo

Joseane de Oliveira Luz

Psicólogas Colaboradoras

Marina Arruda

Paula Helena Lopes, CRP 12/13535

Raquel Tomasi Bastos

Rosana Maria Schwerz, CRP 12/11871

 

Fotos