Acessibilidade | Cores: Normal - Alto Contraste | Tamanho do Texto: Diminuir - Aumentar

Conselho Regional de Psicologia Santa Catarina - 12ª Região



Psicologia nas Emergências e Desastres


A Psicologia brasileira está conectada às situações de emergências e desastres que vem ocorrendo, cada vez em maior número, em nosso país. Considerando a realidade lationoamericana, a articulação do Sistema Conselhos de Psicologia vem buscando espaços para contribuir na política pública de proteção e defesa civil e, ao mesmo tempo, construindo referências de atuação calcadas na experiência prática e no acúmulo teórico sobre o tema.

Na realidade de Santa Catarina, a atuação por parte do Conselho Regional de Psicologia vem resultando em ações como no ano de 2008, junto às entidades organizadas em torno das respostas ao desastre ocorrido após as chuvas no Vale do Itajaí. Na gestão 2010-2013 foi estabelecido um Grupo de Trabalho (GT) que produziu uma série de encontros pelo estado (Vídeos?). O resultado dos trabalhos do GT foi apresentado na II Mostra de Psicologia em São Paulo.

https://www.youtube.com/watch?v=mkVEAb86Tek

https://www.youtube.com/watch?v=wq33klxJks0

Durante a gestão 2013-2016, baseado nas demandas da categoria expostas no Congresso Regional de Psicologia (Propostas 18 e 19, Eixo do II do COREP-SC – link http://www.crpsc.org.br/publicacoes/Caderno_Deliberacoes.pdf), o CRP-12 atuou ativamente na mobilização e organização da II Conferência Estadual de Proteção e Defesa Civil, participando da etapa estadual e nacional. Fazem parte das ações, ainda, a participação em eventos e seminários, em discussão com a categoria e outras entidades, em prol da articulação com as políticas públicas e espaços de representação e garantia de direitos por meio da qualificação da atuação.

MATERIAIS

  • I Seminário Nacional de Psicologia em Emergências e Desastres – Materiais e apresentações:

http://www.abrapede.org.br/wp-content/uploads/2013/01/I-SEMINARIO-NACIONAL.pdf

http://www2.pol.org.br/psicologiadosdesastres/programacao.cfm