Acessibilidade | Cores: Normal - Alto Contraste | Tamanho do Texto: Diminuir - Aumentar

Conselho Regional de Psicologia Santa Catarina - 12ª Região



Você acompanha os serviços prestados pelo CRP-12 no campo da orientação e fiscalização?


Você acompanha os serviços prestados pelo CRP-12 no campo da orientação e fiscalização?
2019-01-22

No tocante aos serviços prestados pelo CRP-12 no campo da orientação e fiscalização, tendo em vista as prerrogativas instituídas na Lei 5766/1971, as atividades ocorrem de forma contínua e fluída, a partir de demandas específicas ou, ainda, de ações estratégicas programadas pela Comissão de Orientação e Fiscalização.

A COF recebe permanentemente notícias de situações que devem ser fiscalizadas, procedendo com essa prática de acordo com as suas atribuições e a análise da demanda em específico nas diferentes áreas de atuação da Psicologia. Além disso, a COF promove ações específicas, a exemplo da Ação de Fiscalização dos Órgãos Públicos de Saúde e Assistência Social em SC, a qual foi, inclusive, publicada através de relatório disponível em: http://www.crpsc.org.br/ckfinder/userfiles/files/AF_CRP-SC_relatorio-fiscalizacao-orgaos-publicos-SC-SITE(1).pdf , que contou com um evento de lançamento para oportunizar a participação da categoria.

Constantemente são realizadas, também, ações em conjunto com outras instituições e órgãos, visando a articulação e a garantia de direitos das(os) psicólogas(os) e da população atendida por estas(es).

Destaca-se que todas(os) as(os) psicólogas(os) podem comunicar-se com a COF diretamente, a qualquer momento em que houver necessidade de orientação, ou, ainda, para notificar casos que demandem inspeção por parte do CRP-12. Ou seja, mediante a visualização de práticas que não estejam em conformidade com os parâmetros técnicos e éticos, a categoria e a sociedade devem informar diretamente ao CRP-12 tais questões, a fim de que as devidas providências sejam tomadas. Para saber como proceder nesses casos, acesse: http://www.crpsc.org.br/como-denunciar-o-exercicio-irregular-da-profissao.

Atendendo às demandas recebidas pela COF está em prática o projeto Orientação Itinerante em diferentes regiões do Estado de SC, com o objetivo de intensificar a aproximação já existente entre o CRP-12 e a categoria. São 11 cidades abrangidas e você é convidada/o a participar e contribuir com esse processo. Acompanhe nossas redes sociais para saber mais sobre o assunto.

No início de 2018, foi publicada uma sistematização do trabalho desenvolvido em 2017 pela COF, o qual pode ser conferido em: http://www.crpsc.org.br/noticias/atendimentos-de-orientacao-e-fiscalizacao-do-crp-12-em-2017.

VENHA CONHECER MAIS O CRP E CONSTRUIR JUNTO A PSICOLOGIA EM SANTA CATARINA!

Leia a nota sobre a anuidade na íntegra


Voltar

Faça seu comentário