Acessibilidade | Cores: Normal - Alto Contraste | Tamanho do Texto: Diminuir - Aumentar

Conselho Regional de Psicologia Santa Catarina - 12ª Região



Seminário Catarinense de psicologia apresenta estudos sobre deficiência


Seminário Catarinense de psicologia apresenta estudos sobre deficiência
2017-09-26

Evento alusivo ao dia nacional de luta da pessoa com deficiência lotou auditório da UFSC
 
A data nacional de luta da pessoa com deficiência, comemorada em 21 de setembro, contou com a realização do primeiro Seminário catarinense de psicologia e estudos sobre deficiência nas dependências da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis. Mais de 200 pessoas participaram do evento no local, e cerca de 400 puderam acompanhar as discussões acerca do tema através da transmissão ao vivo feita no Canal do CRP-SC no Youtube.

Para a professora e idealizadora do evento, Marivete Gesser, foi uma honra poder organizar o encontro. “O Conselho Regional de Psicologia de Santa Catarina, ao longo destes 25 anos, têm buscado contribuir com a formação de profissionais na área da psicologia, com base em uma perspectiva pautada na democracia, participação social e garantia dos direitos humanos. O tema central deste encontro é a contribuição do modelo social da deficiência para a promoção de práticas psicossociais voltadas à garantia de direitos”, reforçou.

Na ocasião, o Conselho Regional de Psicologia (CRP-SC) presenteou o professor Adriano Henrique Nuernberg com uma placa pela criação do Núcleo de Estudos de Deficiência (NED) na UFSC e reconheceu sua contribuição para os estudos da área. Para Nuernberg, o primeiro seminário foi mais uma conquista. “Estou extremamente feliz em ver o evento acontecer, pois representa uma enorme conquista e uma ótima oportunidade de coroar esta luta e reivindicar novos modelos de cuidado”, declarou.

A primeira conversa foi referente ao gênero, deficiência e movimentos sociais, e apresentou formas diferenciadas de pensar a psicologia no atendimento social e as dificuldades de compreensão que muitas pessoas com deficiência enfrentam neste acolhimento. O Índice de Funcionalidade Brasileiro (IFBr), assim como os desafios para a implementação e maior acesso as políticas públicas sociais foram tema da conferência coordenada por Livia Barbora Pereira, mestre e doutora em Política Social pela UnB. Para encerrar foi realizado o painel: Práticas psicossociais voltadas à garantia dos direitos humanos das pessoas com deficiência, que mostrou estudos e práticas realizados no NED.

O evento foi organizado pelo Conselho Regional de Psicologia (CRP-SC) em parceria com o Núcleo de Estudo sobre Deficiência (NED) e do Programa de pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

O vídeo completo do evento já está disponível em nosso canal do Youtube:

Fotos


Voltar

Faça seu comentário