Acessibilidade | Cores: Normal - Alto Contraste | Tamanho do Texto: Diminuir - Aumentar

Conselho Regional de Psicologia Santa Catarina - 12ª Região



Saúde Mental é tema de conferência V Congresso Brasileiro, IV Congresso Ibero-Americano e IV Congresso Luso-Brasileiro de Psicologia da Saúde


Saúde Mental é tema de conferência V Congresso Brasileiro, IV Congresso Ibero-Americano e IV Congresso Luso-Brasileiro de Psicologia da Saúde
2016-10-13

A abertura do V Congresso Brasileiro, IV Congresso Ibero-Americano e IV Congresso Luso-Brasileiro de Psicologia da Saúde ocorreu nesta segunda-feira, 10 de outubro, no Centro de Cultura e Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis. O evento promoveu o tema “Psicologia da Saúde: os desafios da formação na perspectiva da integralidade”.

A conferência proposta pelo CRP-12 mediada pela conselheira Joice Danusa Justo teve como “Atenção psicossocial ao sofrimento psíquico: articulando os pontos de atenção na construção de um SUS integral”. A palestra foi ministrada pela psicóloga Dra. Magda do Canto Zurba e discutiu a articulação entre micropolítica e saúde na produção do cuidado a diferentes tipos de sofrimento, compreendendo saúde enquanto um fenômeno político social de construção multidimensional.  

Conforme a palestrante Magda Zurba, o sofrimento no cotidiano precisa ser pensado em parceria com o cotidiano das comunidades, seus atores sociais, escolas, associações de moradores e sistemas municipais diversos.  “A psicologia é totalmente vinculada ao modo de viver das pessoas, por isso é importante estar atento aos problemas contemporâneos”, ressaltou a psicóloga.

Magda falou sobre onde está a maior complexidade em saúde mental, destacando a atenção primária que está centrada no NASF’ PSF’s; média complexidade no CAPS, Psicoterapia e Medicalização e alta complexidade na atenção hospitalar. Além disso falou sobre os atuais desafios à atenção psíquica. “As redes sociais, emocionais e de contato da pessoa, muitas vezes não estão disponíveis ou sensibilizadas. As saídas encontradas dependem das redes de serviço dos munícipios na maior parte do Brasil que ainda são inconsistentes”, disse. Outro grande desafio colocada em pauta é o impacto da medicalização nos trabalhos em saúde mental. “Quase todas as demandas são sanadas com média complexidade medicamentosa e baixíssimo investimento em Psicologia da Saúde no Brasil”, avaliou Magda.

 


Voltar

Faça seu comentário