Acessibilidade | Cores: Normal - Alto Contraste | Tamanho do Texto: Diminuir - Aumentar

Conselho Regional de Psicologia Santa Catarina - 12ª Região



SAÚDE MENTAL É PAUTA PARA O ANO TODO


SAÚDE MENTAL É PAUTA PARA O ANO TODO
2019-02-20

No ano passado, o CRP-SC lançou a campanha "SAÚDE MENTAL É PAUTA PARA O ANO TODO" 

Pâmela dos Santos, Conselheira vice-presidenta do CRP-SC destaca que a Psicologia, ao se comprometer com a sociedade, também precisa estar atenta às pautas políticas de maneira contextualizada e crítica, visando um posicionamento que promova a diminuição das desigualdades e promoção de qualidade de vida às pessoas. Na sequência justifica o posicionamento que o CRP-SC, através do Eixo Saúde, assume ao não pactuar com diferentes campanhas propostas ao decorrer de todo o ano que trazem uma visão fragmentada acerca dos sujeitos e suas diferentes necessidades. 

Diante desse contexto, na mesa SAÚDE MENTAL É PAUTA PARA O ANO TODO, no III Congresso Catarinense Psicologia Ciência e Profissão, foi lançada a campanha "Saúde mental é pauta o ano todo", onde o CRP-SC se posiciona de modo a entender a saúde como resultante das condições de alimentação, habitação, educação, renda, meio ambiente, trabalho, transporte, emprego, lazer, liberdade, acesso e posse da terra e acesso a serviços de saúde. Sendo assim, saúde é antes de tudo, o resultado das formas de organização social da produção, as quais podem gerar grandes desigualdades nos níveis de vida. A saúde define-se no contexto histórico de determinada sociedade e num dado momento de seu desenvolvimento, devendo ser conquistada pela população em suas lutas cotidianas.

Desse modo, o CRP-SC questiona o lugar da integralidade ao se tratar das diferentes campanhas, e de que modo estas dão conta de atingir as diferentes populações, sem cair numa simplificação e limitação da saúde das pessoas a aspectos específicos. A campanha se consolida através de folderes, cartazes, produções audiovisuais e outras intervenções a serem elaboradas em conjunto com movimentos sociais e instituições parceiras, pois, além de intersetorial e multifatorial, a "Saúde mental é pauta para o ano todo". 


Confira, ainda, no link abaixo do YouTube a entrevista na íntegra com a psicóloga Pâmela dos Santos, onde debatemos de que maneira a Psicologia pode contribuir para a promoção da saúde de maneira integral e ampla, considerando o contexto que cada pessoa vive, o que ela recebe de influência e ao que está exposta.


Voltar

Faça seu comentário