Acessibilidade | Cores: Normal - Alto Contraste | Tamanho do Texto: Diminuir - Aumentar

Conselho Regional de Psicologia Santa Catarina - 12ª Região



Rodas de conversa discutem a prevenção do suicídio no Oeste de SC


Rodas de conversa discutem a prevenção do suicídio no Oeste de SC
2017-10-09

Aldeias indígenas de Chapecó e Seara foram visitadas para diálogo sobre tema
 
Durante os dias 26, 27 e 28 de setembro, o Conselho Regional de Psicologia de Santa Catarina (CRP-SC), participou das rodas de conversa sobre a prevenção do suicídio na população indígena realizadas nas aldeias do Oeste do Estado. As atividades alusivas à campanha do setembro amarelo foram organizadas pelo Polo Base Chapecó, vinculado à Secretaria Especial da Saúde Indígena do Ministério da Saúde. Contaram também com a participação do CVV - Centro de Valorização da Vida e o CAPS II - Centro de Atenção Psicossocial do município de Chapecó.
 
No dia 26 de setembro, o CRP-12 através do Grupo de Trabalho Povos Indígenas participou das atividades na aldeia Kondá em Chapecó. Já no dia 28 de setembro, o debate circular e a visita foram na aldeia Toldo Pinhal em Seara, que tiveram a presença das conselheiras Lisandra Antunes de Oliveira e Roberta Forchesatto, e também das psicólogas da Secretaria de Saúde do município. As atividades em todas as aldeias contaram com a participação da representante da Secretaria Especial de Saúde Indígena, órgão do Ministério da Saúde, psicóloga Sabrina Della Vechia Scarabelot, que é a Responsável Técnica pela Área da Saúde Mental - Atenção Psicossocial dos Povos Indígenas de SC e RS. Sabrina reforça que “a idéia das equipes multidisciplinares de saúde indígena é promover uma troca de saberes e práticas, considerando o conhecimento milenar indígena e conciliando com os saberes ocidentais. Desde o modo de entendimento e de lidar de cada povo e comunidade sobre o fenômeno suicídio. Estamos em busca do tão sonhado bem viver indígena”.

O objetivo do encontro foi de abrir um espaço de diálogo com os indígenas, valorizando a discussão da saúde mental, dando ênfase na campanha do setembro amarelo que busca apresentar dados para alertar a população a respeito da realidade do suicídio, principalmente no contexto indígena. Segundo publicação da Academia Internacional de Pesquisa em Suicídio (2006), o “suicídio indígena apresenta taxas elevadas no Canadá, Estados Unidos, Noruega, Austrália, Nova Zelândia e Brasil".
 
Para Roberta Forchesatto, conselheira do CRP12, "foram momentos de grande aprendizado, em que conhecemos e aprendemos sobre a cultura dos povos originários. Entendemos que é essencial conhecer a cultura, para aproximar as contribuição da Psicologia com os saberes dos povos indígenas, e assim qualificar ética e tecnicamente nossa atuação junto à população. Com relação à discussão sobre o suicídio nas populações indígenas, esta deve considerar o histórico de negligências e violações as quais estas populações foram vítimas ao longo dos anos, é imprescindível considerar a realidade política, social, histórica e cultural do contexto indígena contemporâneo", disse. 

Fotos


Voltar

Faça seu comentário