Acessibilidade | Cores: Normal - Alto Contraste | Tamanho do Texto: Diminuir - Aumentar

Conselho Regional de Psicologia Santa Catarina - 12ª Região



Roda de conversa sobre a redução da maioridade penal é realizada em Lages/SC


Roda de conversa sobre a redução da maioridade penal é realizada em Lages/SC
2017-10-26

Para abrir o evento promovido pelo CRP-SC foi exibido o documentário "Redução é a Chibata"
 
A noite de sexta-feira (20), após a exibição do documentário "Redução é a Chibata: Uma reflexão sobre a redução da maioridade penal no Brasil", foi de muito debate. O evento contou com aproximadamente 50 pessoas tendo a presença de um advogado, 12 psicólogas(os) que atuam em políticas públicas, 18 psicólogas(os) de outras áreas, membros do conselho e estudantes.
 
O público assistiu atento ao documentário que trouxe dados e depoimentos de autoridades ligadas à Justiça, educação e projetos sociais de Santa Catarina. Segundo o vídeo, que pode ser acessado pelo Canal do Youtube do CRP-SC, o número de crimes cometidos por adolescentes no estado de Santa Catarina não chega a 1%. A professora do curso de psicologia da Universidade do Planalto Catarinense, Caroline Carnevalli, questiona o que estamos fazendo com nossas crianças: "Na questão de oportunidades, que ser humano estamos criando, que portas estamos abrindo ou fechando para eles? Estas são questões muito pertinentes que a gente precisa discutir e eu fico feliz que o CRP-SC esteja cada vez mais em contato conosco, porque temos que nos unir, pegar essa bandeira e ir à luta.", disse. 
 
Para a Conselheira tutelar de Lages, Louise Siqueira, atualmente, nem o básico que consta no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) é fornecido para as crianças do Brasil. "A lei diz que a criança é um sujeito de direitos, que os pais são os detentores dos direitos dela, pois, por não ter maturidade ainda, ela precisa do nosso serviço de adulto para se formar. Mas se a lei garante um desenvolvimento sadio, harmonioso, integral com direito à saúde e de prioridade absoluta? Quem vai nos punir? Porque a lei diz que a responsabilidade é da sociedade, da família e do poder público.", questiona. 
 
Segundo a psicóloga Giuliana Remor, "nós geramos esse problema com os adolescentes e agora estamos querendo punir estes jovens. Temos que parar de gerar estes problemas e isso se dá através de ótimas políticas públicas, da transparência dos nossos representantes públicos. Não é somente ser contra ou a favor", reforçou.
 
Uma das pessoas presentes informou ser egresso do sistema prisional. Ele afirmou que, ao escolhermos pela redução da maioridade, estaremos criando um problema ainda maior. "Eu não vejo futuro com a redução da maioridade penal colocando crianças dentro de um sistema que não funciona, ou seja, tirar de dentro de um que já não está funcionando e colocar em um pior, e achar que isso vai ser a solução, quando, na verdade, vai aumentar o problema. Existe uma grande necessidade de mais psicólogas(os) dentro do sistema prisional e socioeducativo, mas hoje, nem sequer estão tentando resolver essa falta e já estão tentando colocar mais gente lá dento. Quem esteve como eu lá dentro do sistema sabe que a grande maioria das pessoas segregadas tem alguma necessidade de atendimento psicológico ou, talvez esteja ali, pela falta dele", argumentou. 
 
A psicóloga Ana Paula dos Santos concordou e reforçou: "Muitas vezes a criminalidade é um grito de socorro do adolescente e parece que todos estão querendo abafar, porque quando a gente recrimina, estamos abafando sonhos, potencialidades e a capacidade desta criança ou adolescente. E parece que a gente não quer ouvir. Além disso, eu queria dizer que é muito importante este trabalho que vocês do CRP-SC estão fazendo, que demonstra a capacidade de ver o outro, num local diferente. Obrigada por promoverem essa reflexão nesta noite", declarou. 
 
Todos os presentes se mostraram contra a redução da maioridade penal no Brasil e, por isso, o evento foi encerrado com a gravação de um vídeo curto, para publicação nas redes sociais do CRP-SC e compartilhamento dos participantes com a hashtag: #reduçãonãoésolução. O vídeo faz parte de uma campanha lançada pelo Conselho Federal de Psicologia.
 
Faça também o seu vídeo contra a redução da maioridade penal. Confira a campanha do CFP no link: https://www.facebook.com/pg/conselhofederaldepsicologia/videos/?ref=page_internal

Confira o documentário “Redução é a Chibata” no link: https://www.youtube.com/watch?v=2jvvZub4Txg&t=1289s


Voltar

Faça seu comentário