Acessibilidade | Cores: Normal - Alto Contraste | Tamanho do Texto: Diminuir - Aumentar

Conselho Regional de Psicologia Santa Catarina - 12ª Região



Reuniões ampliadas itinerantes em Florianópolis e Criciúma: A Psicologia no SUAS


Reuniões ampliadas itinerantes em Florianópolis e Criciúma: A Psicologia no SUAS
2017-08-21

No dia 16/08, na Sede do CRP-12, foi realizada a primeira Reunião Ampliada Itinerante "A Psicologia no SUAS". A atividade contou com a participação do Conselheiro Fabricio Antonio Raupp e da Colaboradora Nanci Cecilia Veras, integrantes do Núcleo Estadual de Psicologia na Assistência Social - NEPAS, do CRP-12. O Núcleo foi criado na atual gestão e é responsável pela articulação política entre a Psicologia e a atuação no campo da Assistência Social.

Já no dia 18/08, na Subsede Sul, aconteceu mais uma Reunião Ampliada Itinerante "A Psicologia no SUAS". A reunião em Criciúma foi a segunda reunião do NEPAS com as psicólogas (os) do SUAS. Para coordenar a atividade, estiveram presentes a Conselheira Joseane de Oliveira Luz, Coordenadora do NEPAS e, Nanci Veras, colaboradora do Núcleo.

Cerca de 50 pessoas se fizeram presentes nas duas reuniões, que iniciaram com uma breve apresentação do NEPAS, contextualizando a importância das articulações da Psicologia em espaços de representação social, como o Conselho Estadual de Assistência Social (CEAS); Fórum Estadual Permanente de Assistência Social (FEPAS); Fórum Estadual e Nacional dos Trabalhadores da Política de Assistência Social (FETSUAS/SC e FNTSUAS); Comissão Nacional de Psicologia na Assistência Social (CONPAS) entre outros.

Segundo Fabrício, faz-se necessário que a categoria participe dos Conselhos Municipais, para ficarem a par dos assuntos, inclusive os orçamentários e, conseguirem, desta forma, lutar pela garantia de direitos em tempos de crescimento das limitações de trabalho. De acordo com os participantes da reunião de Florianópolis, o poder da escuta e do saber do psicólogo precisam ser ampliadas em seus conceitos, abrangendo a escrita, os enfrentamentos, o transborde da justiça, entre outros.

Ao final das reuniões os participantes puderam elencar algumas propostas de ações para o NEPAS. Segundo a Conselheira Joseane, os encontros tem-se constituído importantes espaços de diálogo e construção de ações no âmbito da Psicologia no SUAS. 

Matéria e fotos: Sidiane Kayser Schwinzer / Assessoria de Comunicação CRP-12

 

Fotos


Voltar

Faça seu comentário