Acessibilidade | Cores: Normal - Alto Contraste | Tamanho do Texto: Diminuir - Aumentar

Conselho Regional de Psicologia Santa Catarina - 12ª Região



Reunião da PPC em Orleans debate o SUS


Reunião da PPC em Orleans debate o SUS
2018-04-09

O desafio de combater o modelo biomédico e efetivar a integralidade da Psicologia na saúde também foi debatido

A primeira rodada de reuniões da Política da Participação e Colaboração (PPC) de 2018 já está acontecendo nos 13 polos de Santa Catarina. A cidade de Orleans recebeu o encontro no dia 15 de março, na Universidade Barriga Verde - UNIBAVE. Na ocasião, 30 acadêmicos de Psicologia e sete Psicólogas(os) estiveram reunidos para debater o Sistema Único de Saúde - SUS. O início do evento foi marcado pelas palavras da coordenadora do curso de Psicologia, Vandreça Vigarini, e pela explicação do objetivo do evento, pelo articulador Rodrigo Moraes Kruel.

Seis grupos foram criados, tendo pelo menos uma(um) Psicóloga(o) cada. Logo após a interpretação do tema em grupo, o debate sobre o SUS foi aberto para a roda de conversa. “Para o Psicólogo e professor Rodrigo Moraes Kruel, “o debate foi enriquecedor, ouvimos relatos de histórias positivas e negativas em relação ao SUS, e constatamos que grande parte dos brasileiros já foram beneficiados de certa forma com o SUS. O encontro foi muito exitoso, e contou com a participação efetiva dos presentes, trazendo mais diversidade ao debate”, disse.

Em relação à Psicologia foi comentado o desafio de combater o modelo biomédico e efetivar a integralidade da Psicologia nos serviços de saúde. Outro aspecto comentado foi em relação à posição da(o) psicóloga(o) nas equipes de trabalho, ficando evidente que a(o) psicóloga(o) precisa se impor profissionalmente, por meio de conhecimento e argumentação científica. A Rede RAPS e a participação da Psicologia foram os temas finais discutidos. Sendo estes, escolhidos, de forma democrática, como os assuntos a serem debatidos na próxima reunião, que será sobre a Psicologia Jurídica e suas demandas.

Participe dos encontros da PPC na sua região!

Fotos


Voltar

Faça seu comentário