Acessibilidade | Cores: Normal - Alto Contraste | Tamanho do Texto: Diminuir - Aumentar

Conselho Regional de Psicologia Santa Catarina - 12ª Região



Reunião Ampliada dá andamento à organização de evento estadual para discussão dos direitos dos povos indígenas


Reunião Ampliada dá andamento à organização de evento estadual para discussão dos direitos dos povos indígenas
2017-05-30

No último dia 25 de maio, aconteceu a terceira reunião ampliada com os Povos Indígenas de Santa Catarina, na Sede do Conselho Regional de Psicologia 12ª Região (CRP-12). Participaram da reunião conselheira e colaboradora do CRP-12, lideranças indígenas representantes das etnias Kaigang e Laklãnõ Xokleng, representante do Conselho Estadual dos Povos Indígenas – CEPIN e da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC.

O objetivo da reunião foi a organização de evento estadual para discussão dos direitos dos povos indígenas. A realização do evento vem sendo discutida desde o primeiro semestre de 2016 e já foram realizadas rodas de conversas, visitas às aldeias e reuniões ampliadas envolvendo diferentes entidades. A intenção é conhecer a realidade da população indígena e construir um evento com a participação efetiva dos indígenas. Dessa forma, na plenária do CEPIN do mês de março de 2017 foram indicadas lideranças indígenas das três etnias do estado de Santa Catarina, as quais estavam presentes na reunião ampliada no CRP-12.

O evento, que terá formato de Seminário, servirá como um espaço de problematização da atuação profissional da Psicologia junto aos povos indígenas visando construir referências técnicas de atuação. Assim como, objetiva dar visibilidade à cultura indígena, denunciar as violações de direitos vivenciadas no cotidiano e contribuir com as demandas dos indígenas. Nessa reunião, foram discutidas as temáticas, metodologia, local e data do evento.

Na oportunidade, o CRP-12 apresentou o Grupo de Trabalho Interinstitucional Povos Indígenas, que tem como objetivo contribuir nas demandas dos indígenas, articulando com demais entidades na defesa dos seus direitos. O grupo de trabalho também tem o objetivo de orientar as profissionais da Psicologia nas questões que envolvem as populações indígenas. Constituem o GTI Povos Indígenas as diferentes comissões e eixos do CRP-12, representados pelos conselheiros Ematuir Teles de Sousa (Comissão de Direitos Humanos – CDH), Roberta Forchesatto (Comissão de Políticas Públicas – Eixo Educação), Joice Justo (Comissão de Políticas Públicas – Eixo Saúde) e a colaboradora Daiane Nadaletti (Comissão de Políticas Públicas – Eixo Assistência Social).

Fotos


Voltar

Faça seu comentário