Acessibilidade | Cores: Normal - Alto Contraste | Tamanho do Texto: Diminuir - Aumentar

Conselho Regional de Psicologia Santa Catarina - 12ª Região



Reunião Ampliada COF/ CDH cria GT sobre Psicologia, Gênero e Sexualidade do CRP-12


Reunião Ampliada COF/ CDH cria GT sobre Psicologia, Gênero e Sexualidade do CRP-12
2016-08-04

O CRP-12, por meio da Comissão de Orientação e Fiscalização – COF e da Comissão de Direitos Humanos – CDH, promoveu na última quarta-feira (27/7) uma Reunião Ampliada para dialogar sobre proposta de revisão da Resolução CFP nº 001/99, que estabelece normas de atuação para as (os) psicólogas (os) em relação à questão de orientação sexual.

A Resolução está sendo revisada por um grupo de trabalho (GT) do sistema conselhos de Psicologia, deliberado em Assembleia das Políticas, da Administração e das Finanças (APAF). A reunião foi promovida com o intuito de dialogar com a categoria e com os movimentos sociais para debater e levar reflexões para o GT Nacional responsável pela revisão da resolução, o qual o CRP-12 integra.

A Reunião também marcou o lançamento do GT sobre Psicologia, Gênero e Sexualidade do CRP-12, constituído para debater sobre as contribuições éticas e técnicas da Psicologia catarinense nesses espaços de atuação, intervenção e militância em prol da garantia de direitos.

Sobre a Resolução CFP n° 001/99

Passados 16 anos desde sua publicação, a Resolução CFP nº 001/99 tem uma contribuição histórica nas lutas sociais para garantia de direitos, como a união civil entre pessoas do mesmo sexo; a adoção do nome social em documentos de identificação; nas propostas de despatologização das transidentidades. Teve um papel importante para derrubada do projeto chamado “cura gay”. Bem como, como instrumento de orientação a atuação das(os) psicólogas(os).

A proposta de revisão da Resolução vai ao encontro da necessidade de dialogar sobre as diversas condições existenciais. Isso implica reconhecer e tornar legítimas todas as formas existência, seja da homossexualidade masculina ou feminina, da bissexualidade e da heterossexualidade e de todas as identidades de gênero travesti, transgêra, transexual e cisgênera, bem como, outras identidades estão em constante conformação.

Fotos


Voltar

Faça seu comentário