Acessibilidade | Cores: Normal - Alto Contraste | Tamanho do Texto: Diminuir - Aumentar

Conselho Regional de Psicologia Santa Catarina - 12ª Região



Referências Técnicas para Atuação das(os) Psicólogas(os) em Questões Relativas à Terra


Referências Técnicas para Atuação das(os) Psicólogas(os) em Questões Relativas à Terra
2019-06-24

O Centro de Referências Técnicas em Psicologia e Políticas Públicas (CREPOP) é uma ferramenta do Sistema Conselhos de Psicologia que tem como objetivo produzir referências técnicas para a atuação da Psicologia nas políticas públicas, mapeando as(os) psicólogas(os) em atuação e as práticas desenvolvidas, fomentando iniciativas, a nível local e nacional, que provoquem a discussão e o fortalecimento do lugar da Psicologia nesses espaços.

O CREPOP tem como uma de suas finalidades oferecer à categoria documentos que norteiem o fazer profissional nos serviços, programas e políticas, demarcando também o papel ético e político deste fazer. Deste modo, as produções convocam a categoria a (re)pensar e (re)inventar suas práticas, assegurando seu compromisso ético-político, estimulando uma atuação centrada no social, preocupada com as demandas do povo brasileiro, direcionando seu fazer para a transformação de vidas.

Deste modo, o Conselho Federal de Psicologia (CFP), por meio do Centro de Referências Técnica em Psicologia e Políticas Públicas (Crepop), publica edição revisada das “Referências Técnicas para Atuação das(os) Psicólogas(os) em questões relativas à terra”. O primeiro documento foi publicado em 2013.

Desde 2018, todas as Referências Técnicas do Crepop estão passando por processos de revisão, no que tange às mudanças nos marcos legais das políticas públicas em foco, apontando os avanços ou retrocessos de tais políticas, assim como as mudanças de práticas desenvolvidas pela Psicologia no campo em questão.

Inserção de novo eixo

No caso das Referências Técnicas em questões relativas à terra, a comissão responsável pela elaboração do documento entendeu que esse texto é um documento datado, que tem sua importância histórica no espaço e no tempo, que demonstra um momento do país de franca expansão das políticas sociais que impactavam diretamente na potência da Psicologia na proposição de práticas.

A comissão explica que não foram feitas modificações no texto original, apenas foi acrescentado um novo eixo – Desafios em tempos de resistência e reconstrução – com o intuito de contextualizar a conjuntura política atual, os retrocessos vivenciados e os impactos deste momento nos povos ligados a terra.

Leia as “Referências Técnicas para Atuação das (os) Psicólogas (os) em Questões Relativas a Terra”.

 

 


Voltar

Faça seu comentário