Acessibilidade | Cores: Normal - Alto Contraste | Tamanho do Texto: Diminuir - Aumentar

Conselho Regional de Psicologia Santa Catarina - 12ª Região



Psicologia 56 anos: Reconhecendo histórias, valorizando contribuições


Psicologia 56 anos: Reconhecendo histórias, valorizando contribuições
2018-09-11

Para celebrar o mês da Psicologia, o CFP homenageia psicólogas e psicólogos que têm contribuições na construção da Psicologia brasileira

Estamos no mês de celebração do Dia da Psicóloga e do Psicólogo. E para marcar a data, o Conselho Federal de Psicologia (CFP) preparou uma programação ao longo do mês com ações e homenagens a 56 profissionais da Psicologia que em muito contribuíram para mudar a nossa história, como ciência e profissão, a partir de suas áreas de atuação. A ideia é celebrar a contribuição desses profissionais, vivos ou falecidos, na construção da Psicologia brasileira. Por isso, o mote da homenagem este ano é “Psicologia 56 anos: Reconhecendo histórias, valorizando contribuições”.

Na escolha dos nomes das homenageadas(os), o CFP conta também com a contribuição do Fórum de Entidades Nacionais da Psicologia Brasileira (FENPB).

Para ampliar a campanha dos 56 anos da Psicologia e agregar a sociedade nas comemorações à data, o CFP lança o Twibbon “A Psicologia muda nossa história”, que pode ser incorporado à foto de perfil nas redes sociais. Para colocar o tema na sua foto de perfil no Facebook, basta seguir esses passos:

1) Vá no seu perfil, passe o mouse sobre sua foto e clique em “Atualizar foto de perfil”;
2) Clique em “Adicionar tema”;
3) Em pesquisar, digite “56 anos da Psicologia” ou “CFP”;
4) Clique no tema “56 anos da Psicologia – Conselho Federal de Psicologia”;
5) Ajuste sua foto e clique no botão “Usar como foto de perfil”. Pronto!

Para o presidente do CFP, Rogério Giannini, a frase do Twibbon aponta para uma Psicologia brasileira que avança e que provoca mudanças, sejam mudanças na sociedade, sejam mudanças nos sujeitos que são afetados pelos diversos campos de atuação da Psicologia.

“Convidamos todas e todos a acompanhar as programações e virem celebrar conosco a Psicologia que tem como marca o compromisso com a transformação da realidade social, articulada à promoção dos direitos humanos”, completa.

Os Conselhos Regionais de Psicologia (CRP) também prepararam ações para marcar a data. Para acompanhar as atividades, acesse o site do CFP e confira toda a programação do CFP e dos Conselhos Regionais.

Dia da Psicóloga e do Psicólogo
O Dia da Psicóloga e do Psicólogo sempre foi comemorado no dia 27 de agosto, data de publicação da Lei 4.119/62 que regulamentou a profissão de psicóloga(o) no Brasil. Porém, não existia uma lei formalizando a celebração, como ocorre com outras profissões. Em 2016, foi instituído o dia 27 de agosto como data comemorativa oficial do Dia Nacional do Psicólogo, a partir da Lei 13.407/2016.

Dia 24 de agosto: Homenagens a 56 profissionais da Psicologia
No dia 24 de agosto, o CFP realizou uma atividade, na sede da autarquia, para celebrar o Dia da Psicóloga e do Psicólogo, comemorado no dia 27 de agosto. Na ocasião, foi entregue placas comemorativas aos homenageados deste ano. Veja como foi:

Fonte: CFP


Voltar

Faça seu comentário