Acessibilidade | Cores: Normal - Alto Contraste | Tamanho do Texto: Diminuir - Aumentar

Conselho Regional de Psicologia Santa Catarina - 12ª Região



Pré-congresso de Chapecó encerra as atividades do 10º CNP Santa Catarina em 2018


Pré-congresso de Chapecó encerra as atividades do 10º CNP Santa Catarina em 2018
2018-12-10

O último pré-congresso da agenda de 2018 aconteceu no dia 01 de dezembro, em Chapecó. Os próximos eventos serão realizados em diversas cidades de Santa Catarina, a partir de janeiro de 2019. Psicólogas(os) e estudantes de Psicologia participaram da atividade, que tem como objetivo principal debater e criar propostas para o Congresso Nacional da Psicologia - 10º CNP.

Foram convidadas três palestrantes para debater o tema “Precarização das Políticas Públicas: educação, saúde e assistência social”. Apoliana Regina Groff proferiu uma fala sobre a “precarização das políticas públicas de educação”; já Pâmela Santos, apresentou uma reflexão sobre a “precarização das políticas públicas de saúde”. A palestrante Érica Andrade Rocha não conseguiu comparecer presencialmente no evento, porém encaminhou uma apresentação sobre a “precarização do SUAS”, a qual foi exibida pela psicóloga e conselheira Joseane de Oliveira Luz, representante da Comissão Organizadora Regional do CNP (COMORG/SC).  Após o debate, foi composta a mesa diretora que passou a coordenar os trabalhos dos três eixos temáticos em grupo único. Na sequência, a plenária avaliou e deliberou sobre todas as propostas previamente organizadas no “Caderno de propostas do Pré-Congresso”. 

Durante o pré-congresso foram eleitas(os) delegadas(os) titulares, para representar a região no COREP/SC, as psicólogas Rosana Maria Schwerz, CRP 12/11871; Daiane Grasiela Nadaletti Nardon, CRP 12/06232; Daniela Fernanda Schott, CRP12/10269 e o psicólogo Flavio Nardon, CRP 12/06817; Como suplentes foi eleita a psicóloga Luana Tais Poletto, CRP12/12871 e  o psicólogo André Preuss, CRP12/12652. Representando as estudantes foram eleitas Marcieli Fernanda Bobco Lunardi (titular) e Thailine Ilha (suplente).

Pâmela destaca que as falas em relação ao cenário atual das três políticas públicas em questão, provocaram reflexões sobre como as profissionais da Psicologia podem contribuir para que a garantia destes direitos esteja assegurada no futuro. "O campo das políticas públicas é o que mais emprega psicólogas no nosso país. Temos a responsabilidade em defender sua continuidade, considerando que assim defendemos também a manutenção de políticas que garantam direitos fundamentais para o desenvolvimento de todas as pessoas. Nesse sentido, a discussão foi bastante potencializadora para quem pode estar presente, tanto para discutir o compromisso da Psicologia nesses espaços e também para a elaboração de propostas para a próxima gestão do CRP-12."  

Joseane ressalta que "no próximo ano daremos continuidade aos pré-congressos abordando temáticas importantes para a profissão da psicologia, onde terá a continuidade na construção de novas propostas e análise e votação daquelas realizadas até o momento. Nesse sentido, fica o convite para que a categoria possa contribuir neste espaço e exercer o seu direto de pautar as gestões do sistema conselhos de psicologia de forma democrática e participativa".

 

Fotos


Voltar

Faça seu comentário