Acessibilidade | Cores: Normal - Alto Contraste | Tamanho do Texto: Diminuir - Aumentar

Conselho Regional de Psicologia Santa Catarina - 12ª Região



Pré-congresso de Caçador aborda a promoção de direitos e igualdade social


Pré-congresso de Caçador aborda a promoção de direitos e igualdade social
2018-10-19

O próximo pré-congresso será realizado em Tubarão, no dia 27/10/2018

Dando continuidade às etapas do 10º CNP em Santa Catarina, o primeiro Pré-congresso foi realizado em Caçador, no dia seis de outubro. Os Pré-congressos fazem parte do Congresso Nacional da Psicologia – CNP, sistema democrático que propicia a participação direta da categoria na formulação de propostas para a próxima gestão do Sistema Conselhos. 

Este momento é fundamental para garantir a participação ativa da categoria nas proposições de diretrizes e ações políticas que devem ser priorizadas para o triênio subsequente, ou seja, para a próxima gestão dos Conselhos Regionais e Federal (2019-2022). 

A atividade abordou o tema “Promoção de direitos e igualdade social: lutas contra as violências cotidianas”. O palestrante convidado para tratar sobre o tema foi o Conselheiro e presidente da Comissão de Direitos Humanos do Conselho Regional de Psicologia de Santa Catarina - CRP-SC, Ematuir Teles de Sousa. 

Num primeiro momento foi realizado o debate sob um viés da psicologia crítica e social, abordando questões sobre a violência e a quem ela é dirigida. Foi debatida a questão da garantia de direitos voltados para as minorias sociais: a população negra, as mulheres, a população indígena, os imigrantes e refugiados, a população LGBT - grupos estes que socialmente vêm integrando a marca de processos excludentes e sofrimento, justamente por conta deste processo.

Ematuir destaca que o tema do evento conversa muito com as nossas pautas atuais de reivindicação de direitos: qual é o compromisso ético-politico que a Psicologia tem diante da desigualdade social e do enfrentamento às práticas de violências?

Ainda segundo o palestrante, “abordamos também sobre o discurso de ódio, uma questão que tem sido bastante vista no momento atual, tanto nas redes sociais quanto na vida cotidiana desta população que vivencia processos de vulnerabilidades. Discutimos um pouco sobre como tentar promover, por meio do fazer da Psicologia, a dignidade da pessoa humana. Neste sentido não tivemos como escapar de um debate sobre a realidade política que estamos vivendo, que é justamente o recrudescimento dos discursos de ódio, o qual muitos pesquisadores tem chamado de 'neo-fascimo’ (ou seja, o fascismo adaptado à nossa realidade social)”.

De acordo com Pâmela dos Santos, vice-presidenta do CRP-SC e representante da Comissão Organizadora do CNP em Santa Catarina – COMORG, o evento contou com a participação de psicólogas e estudantes de Psicologia. Pâmela destaca que a atividade “aconteceu de forma tranquila, as discussões foram pertinentes, pois quem estava lá pôde perceber a relevância do tema para a prática profissional. Foi possível aprofundar algumas reflexões que caíram num uso popular de forma um pouco equivocada, trazendo para a Psicologia alguns conceitos que estão polarizando os discursos - como democracia e fascismo, por exemplo.”

Após a plenária, passou-se para a etapa da eleição de delegadas(os) para representar a região no COREP-SC - a ser realizado nos dias seis e sete de abril de 2019, em Florianópolis. Foram eleitas: a psicóloga Kaliandra Cristina Schneider; e, como suplente, a psicóloga Eliane Maria Furtado Alves Carlin Navroski. Representando as(os) estudantes foram eleitas Renata Amazonas e Tatiane Rodrigues de Oliveira.

 Fique atenta(o)!

 ü  O próximo pré-congresso será realizado em Tubarão, no dia 27/10/2018. As inscrições estão abertas!

 ü  O período de envio das propostas online foi prorrogado até 30/11, ampliando, desta forma, a participação da categoria neste momento tão importante e democrático da Psicologia. Envie sua proposta!

Fotos


Voltar

Faça seu comentário