Acessibilidade | Cores: Normal - Alto Contraste | Tamanho do Texto: Diminuir - Aumentar

Conselho Regional de Psicologia Santa Catarina - 12ª Região



ParticiPsi de Itajaí abordou sobre o Suicídio e as implicações para a atuação das(os) psicólogas(os)


ParticiPsi de Itajaí abordou sobre o Suicídio e as implicações para a atuação das(os) psicólogas(os)
2018-10-31

No dia 20 de setembro, na Univali, em Itajaí, foi realizado o encontro ParticiPsi do Núcleo Litoral Norte.

As(os) participantes foram recepcionados pelas psicólogas e articuladoras do CRP-SC, Mariana Jimenez e Eliz Marine Wiggers. A reunião contou com a presença de 13 psicólogas(os) - atuantes da clínica e serviços públicos -, 21 estudantes de Psicologia e um assistente social.

Na sequência, a articuladora Mariana apresentou a proposta do encontro e orientou acerca do Congresso Nacional da Psicologia - CNP  e suas etapas, tendo em vista comunicar sobre as próximas atividades em Santa Catarina e a importância do preenchimento dos formulários de propostas entregues no início do encontro.

Dando continuidade, iniciou-se o debate sobre o tema proposto para o encontro: “Suicídio e as implicações para a atuação das(os) psicólogas(os)”. Como disparador do debate, foram utilizados materiais subsídios construídos pelo Conselho Regional de Psicologia de Santa Catarina – CRP-SC e pelas articuladoras do projeto.

A temática, escolhida por profissionais e estudantes em encontros anteriores, foi mobilizadora de diversas reflexões, principalmente no tocante à importância dos espaços de escuta qualificada e psicoterapia também no SUS, compreendendo que o ato suicida leva em conta a associação de três fatores: os precipitantes (normalmente atuais e externos ao sujeito), os internos (relacionados a sua história de vida e aos transtornos mentais preexistentes) e o contexto sociocultural do ato.

O grupo também refletiu sobre o quanto a sociedade reduz a compreensão do suicídio à depressão, transtornos mentais e abuso de substâncias psicoativas, porém, também estão envolvidos determinantes múltiplos e uma interação complexa. Assim sendo,  chama-se a atenção para a necessidade de se debruçar ainda mais acerca desse assunto buscando, através de discussões coletivas, desconstruir o tabu que envolve a temática para e com usuárias(os) e pacientes.

Ao final da atividade, entendeu-se a necessidade de ampliar a divulgação dos encontros do ParticiPSI entre a categoria e universidades da região e a importância de olhar para esse momento como oportunidade de enriquecer as reflexões e as atribuições da Psicologia, justamente por perceberem esse espaço como mobilizador de trocas de experiências e atualizações.

Fotos


Voltar

Faça seu comentário