Acessibilidade | Cores: Normal - Alto Contraste | Tamanho do Texto: Diminuir - Aumentar

Conselho Regional de Psicologia Santa Catarina - 12ª Região



O suicídio e os desafios para a psicologia


O suicídio e os desafios para a psicologia
2017-05-12

Nos últimos dias, tem aparecido com frequência na mídia casos de suicídio e automutilação juvenil em diferentes cidades do País, os quais estariam, supostamente, associados a um jogo virtual denominado “Baleia Azul”. A discussão sobre suicídio é complexa e vem sendo realizada pelo Sistema Conselhos há bastante tempo. Com o “jogo”, ganhou maior visibilidade, devido à ampla repercussão nas Redes Sociais.  

Tratando-se de assunto de saúde e que diz respeito à atuação da psicologia, principalmente, no campo da prevenção do suicídio, faz-se necessária uma constante discussão sobre o tema.

Assim, o CRP-12 indica abaixo alguns materiais que possam servir como referência para ações de psicólogas(os) que atuam nos mais variados contextos, bem como para o conhecimento da população em geral que tenha interesse nesta problemática.

“A boa regulação sobre temas complexos como o suicídio exige conhecimento profundo de suas causas, motivações e consequências; o que só pode ser alcançado se houver um amplo debate com os múltiplos setores da sociedade, sobretudo com os especialistas em políticas públicas de saúde mental”. (Safernet Brasil, em 09/05/2017)

O livro “Suicídio e os Desafios para a Psicologia”  http://site.cfp.org.br/wp-content/uploads/2013/12/Suicidio-FINAL-revisao61.pdf, lançado pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP) em 2013, surgiu a partir da transcrição dos debates online “Suicídio: uma questão de saúde pública e um desafio para a Psicologia clínica” https://www.youtube.com/watch?v=epjhgKhOu9g e “Suicídio: o luto dos sobreviventes” https://www.youtube.com/watch?v=ofyxfZ9VKxk, realizados pelo CFP em 2013.

“O intuito dos debates foi chamar atenção para uma situação que retira a vida de milhões de pessoas em todo mundo e que pode ser evitada, especialmente por meio do apoio psicológico para os que atentam contra a própria vida e para aqueles que vivenciam o luto da perda”, segundo Aluízio Lopes de Brito, presidente do CFP à época.

Materiais sobre Prevenção do Suicídio

Prevenção do suicídio: um manual para profissionais da saúde em atenção primária. Genebra: OMS, 2000. 22 p.

Prevenção do suicídio: manual dirigido a profissionais das equipes de saúde mental.  Brasília: Ministério da Saúde. 2006. 76 p.

Prevenção do Suicídio: Manual para Professores e Educadores. Organização Mundial da Saúde. Departamento de Saúde Mental. Genebra: OMS, 2000. 29p. 

Prevenção do Suicídio: um Manual para Profissionais da Mídia. Genebra: OMS, 2000. 10p.

Portaria Nº 1.876, de 14 de agosto de 2006. Institui Diretrizes Nacionais para Prevenção do Suicídio, a serem implantadas em todas as unidades federadas, respeitadas as competências das três esferas de gestão. 

Sobre prevenção do suicídio: uma necessidade global. 2017.

https://www.facebook.com/SafernetBR/posts/1335251966522694:0


Voltar

Faça seu comentário