Acessibilidade | Cores: Normal - Alto Contraste | Tamanho do Texto: Diminuir - Aumentar

Conselho Regional de Psicologia Santa Catarina - 12ª Região



O autocuidado das(os) psicólogas(os) no período da pandemia é tema da live do CRP-SC


O autocuidado das(os) psicólogas(os) no período da pandemia é tema da live do CRP-SC
2020-08-07

Na terça-feira, dia 4 de agosto, o Conselho Regional de Psicologia de Santa Catarina deu início à programação do Mês da(o) Psicóloga(o) com uma live, conduzida pela conselheira Julia Rabelo, e transmitida via Youtube. O objetivo foi o de conduzir uma Roda de Conversa para discutir o autocuidado dos profissionais da área durante o período da pandemia.

 

O bate-papo contou com a presença da enfermeira Laís Concellos, que falou sobre as normas de biossegurança, como os cuidados com a manipulação das máscaras e reforçou todas as medidas de segurança que são necessárias ter neste momento. “Temos que tentar minimizar cada vez mais a propagação desta doença e o profissional que está inserido no ambiente hospitalar já tem todo um respaldo para tomar os devidos cuidados”. A enfermeira também destacou o fato de os profissionais da saúde serem vistos como referência neste momento. “Temos que ter ainda mais cuidado com o que divulgamos e com o que curtimos e comentamos nas redes sociais, pois precisamos ser éticos, sempre buscar divulgar informações de fonte seguras, cuidar com fake news”, disse Laís.

 

Também participou da conversa a neuropsicóloga Rachel Schlindwein Zanini, falando sobre manifestações neuropsicológicas em pandemias. Rachel citou alguns problemas enfrentados por todos e que também afetam os profissionais de psicologia, como o medo de contágio e medo da morte, sintomas de estresse pós-traumático, compulsões, raiva e confusão. “A pandemia gera um estado de alerta crônico que afeta o sistema cerebral e o sistema imunológico. Quem não trabalha na linha de frente da pandemia já sente esse medo e passa por isso só ao ter que sair para ir ao mercado, então imaginem os profissionais que estão trabalhando mais de perto com essa realidade dentro de um hospital e passam por isso”, exemplificou Rachel.

 

Para encerrar o bate-papo, a mediadora da live convidou a psicóloga Ana Paula Bianchini, que atua na área de proteção social e trouxe para o debate um depoimento pessoal de como foi a adaptação dela e de outras colegas psicólogas, contando como criaram formas de se sentir segura no ambiente de trabalho. “Foi difícil no começo e ainda é. Mas, com informação adequada, criamos maneiras de nos manter seguras e também realizamos um exercício de empatia entre os colegas de trabalho, conversando e falando sobre nossos medos e anseios, o que ajuda muito para deixar o ambiente mais leve. Agora, me sinto bem mais segura para trabalhar”, comentou a psicóloga.

 

Ao final da transmissão, foi disponibilizado um tempo para perguntas, tanto de profissionais da área quanto para pessoas interessadas no assunto. Para quem quiser acessar e assistir à live, basta acessar o Canal do CRP-12 no Youtube ou clicar no link https://www.youtube.com/watch?v=zbYzIJNtO60


Voltar

Faça seu comentário