Acessibilidade | Cores: Normal - Alto Contraste | Tamanho do Texto: Diminuir - Aumentar

Conselho Regional de Psicologia Santa Catarina - 12ª Região



NOTA DO CRPSC DE APOIO À VIDA E A TODAS AS AÇÕES QUE A RESGUARDAM


NOTA DO CRPSC DE APOIO À VIDA E A TODAS AS AÇÕES QUE A RESGUARDAM
2020-04-01

A pandemia da COVID-19 promoveu situações de emergência e crise na capacidade de atendimento à saúde, especialmente aos mais vulneráveis, com impactos na vida social, no trabalho e no abastecimento. As políticas e ações governamentais, em diferentes esferas decisórias, ainda que nem sempre alinhadas, dedicam-se às possibilidades de contenção e mitigação dos efeitos biológicos e letais da doença.

A situação de confinamento e isolamento proporcionados pela pandemia já reflete na saúde mental das pessoas (Brooks et al., 2020). O temor pela contaminação e outros receios e angústias relacionados à duração da pandemia reacendem as preocupações sobre as manifestações de sintomas e prejuízos no funcionamento psicológico das pessoas. No caso das equipes de saúde, e entre eles psicólogos(as), expostas mais diretamente aos riscos ao contágio, precisamos ficar atentos aos reflexos na saúde mental desses profissionais, inclusive após à normalização das atividades cotidianas (Xiao, 2020).

O momento, portanto, é de promover ações voltadas ao comportamento seguro e protetivo, de sistematizar e divulgar orientações que auxiliem as pessoas a cuidarem da sua saúde. O CRP-SC tem como princípio, ser uma força propositiva no âmbito da Psicologia em SC e no Brasil, por entender que a categoria é plural em suas necessidades e manifestações e que pode contribuir de diferentes maneiras para o enfrentamento dos atuais problemas que estamos passando.

Entendemos que o papel principal dos Conselhos de Psicologia é se posicionar a favor das melhores políticas e ações, adotadas por governos, entidades nacionais e internacionais e especialistas na resolução da emergência e da crise que estamos vivendo. A população e os psicólogos esperam de seus especialistas em saúde mental uma postura de protagonismo em torno da divulgação e promoção das melhores práticas a serem adotadas neste grave momento que estamos passando, seja no auxílio à população em geral, seja aos profissionais da linha de frente, da assistência e da segurança.

Esse é o papel que se espera dos Conselhos de Psicologia, da mesma forma que se espera ações voltados ao fortalecimento e valorização da Psicologia como ciência e profissão, na orientação exaustiva e na conduta ética dos profissionais de Psicologia em sociedade.


Brooks, S. K., Webster, R. K., Smith, L. E., Woodland, L., Wessely, S., Greenberg, N., & Rubin, G. J. (2020). The psychological impact of quarantine and how to reduce it: rapid review of the evidence. The Lancet.

Xiao, H., Zhang, Y., Kong, D., Li, S., & Yang, N. (2020). The Effects of Social Support on Sleep Quality of Medical Staff Treating Patients with Coronavirus Disease 2019 (COVID-19) in January and February 2020 in China. Medical Science Monitor: International Medical Journal of Experimental and Clinical Research, 26, e923549-1.


Voltar

Faça seu comentário