Acessibilidade | Cores: Normal - Alto Contraste | Tamanho do Texto: Diminuir - Aumentar

Conselho Regional de Psicologia Santa Catarina - 12ª Região



Mostra de práticas em psicologia reúne mais de 300 pessoas em Joinville


Mostra de práticas em psicologia reúne mais de 300 pessoas em Joinville
2017-09-05

Evento contou com a palestra do professor e ex-presidente do CFP, Odair Furtado

O dia nacional da psicóloga (o) foi comemorado de forma antecipada em Joinville, com a mostra regional de práticas em psicologia realizada no sábado (26) no ACE – Faculdade Guilherme Guimbara. O evento contou com mais de 300 participantes, e teve a apresentação de trabalhos e projetos, discussões sobre temas variados da área e a palestra do doutor em psicologia social, Odair Furtado.

Durante o encontro foi realizada a solenidade de posse da comissão gestora da subsede norte do conselho regional de psicologia de Santa Catarina (CRP-12), sendo composta por Alexandre Aleixo, Mariana Jimenez, Paloma Borba e Tatiane Cristine da Silva. Para Aleixo, coordenador da comissão gestora, a perspectiva é que o CRP de Santa Catarina cada vez esteja mais próximo da categoria. “O que nos deixa muito felizes neste evento é saber que eles estão entendendo que queremos nos aproximar e estão vindo ao nosso encontro, então, é um sentimento de estar acolhendo e também ser acolhido por eles com os debates e apresentação de trabalhos da nossa região”, informou.

O momento alto da atividade foi a palestra do doutor em psicologia social, Odair Furtado sobre a sociedade contemporânea, trabalho e produção de subjetividade, momento em que o conferencista contextualizou a atual crise do país e o papel da psicóloga (o) neste período. Segundo o professor, que já presidiu o Conselho Federal de Psicologia (CFP), participar do evento foi um presente. “Fico honrado em poder participar deste momento de comemoração, pois, o Conselho Regional de Santa Catarina sempre foi participante e presente nos acontecimentos durante estes 25 anos. O Conselho cumpre seu papel de discutir com a categoria e fazer com que ela perceba caminhos possíveis para além daquilo que são as circunstâncias imediatas de trabalho, afinal, se o psicólogo ficar muito preso neste cotidiano de ação, ele acaba não potencializando sua capacidade. O CRP vai apontando caminhos que levam a uma reflexão crítica da profissão, o que aumenta a possibilidade de uma atuação cada vez melhor”, ressaltou.

Durante a tarde aconteceu o lançamento do livro Psicologia e Polícia, diálogos possíveis, escrito por Aline Pozzolo Batista e Juliana Lima Medeiros. Simultaneamente, diversas rodas de conversas foram realizadas com a proposta de promover um debate e a troca de experiências entre um público de estudantes, profissionais da área e membros do Conselho de Psicologia. “Como Conselho Regional estamos priorizando disseminar o debate político e técnico da psicologia pelo Estado, trazendo a entidade para outras regiões, o que não acontecia antes. Estamos muito contentes pelo tamanho do evento, pois, são diversos trabalhos inscritos, várias rodas de conversa, estudantes e profissionais querendo fazer uma psicologia diferente, e com certeza daqui surgirão demandas para outros encontros”, reforça Nasser Haidar, membro do conselho regional psicologia de Santa Catarina. 

Participaram do evento psicólogos dos municípios de Joinville, Rio do Sul, Guaramirim, Jaraguá do Sul e Blumenau, sendo profissionais das mais diversas áreas de atuação, como saúde, educação, clínica e assistência social. A atividade foi organizada pelo Conselho Regional de Psicologia de Santa Catarina (CRP-12), em parceria com o Fórum de Entidades da Psicologia Catarinense (Fepsic) e a ACE – Faculdade Guilherme Guimbara.

Fotos


Voltar

Faça seu comentário