Acessibilidade | Cores: Normal - Alto Contraste | Tamanho do Texto: Diminuir - Aumentar

Conselho Regional de Psicologia Santa Catarina - 12ª Região



Mesa redonda aborda questões de segurança, saúde, emprego e educação para a população trans


Mesa redonda aborda questões de segurança, saúde, emprego e educação para a população trans
2018-02-01

Evento foi realizado na OAB de Balneário Camboriú no Dia da Visibilidade Trans

No Dia da Visibilidade Trans, que é comemorado em 29 de janeiro, foi realizada uma mesa redonda para discutir as demandas desta população na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Balneário Camboriú, em Santa Catarina. O evento, organizado pelo coletivo Amigos e Tribos, promoveu debates sobre segurança, saúde, emprego e educação para a população trans, visando maior inclusão social.

Para marcar o início do encontro, as instituições e entidades parceiras do evento foram agraciados em uma mesa de abertura, onde puderam falar rapidamente sobre o tema. Representando o Conselho Regional de Psicologia de Santa Catarina (CRP-SC), o psicólogo colaborador do GT Gêneros e Sexualidades do CRP-SC, Daniel Kerry, abordou a nova Resolução 01/2018 do Conselho Federal de Psicologia (CFP), que regulamenta a prática profissional de psicólogas(os) em relação às pessoas travestis e transexuais, assinada no dia 29/01/2018, pelo presidente do Conselho Federal de Psicologia.  Kerry também debateu sobre a nova resolução que trata do nome social para travestis e transexuais, aprovada na Apaf de dezembro/2017.

Após a abertura, a mesa redonda contou com a presença de palestrantes trans, como a escrivã da Polícia Civil, Paulinha, que falou sobre segurança; e a ativista Vitória Moon, que se ateve aos assuntos educação e trabalho. Ambas compartilharam suas histórias de vida durante o encontro. O evento contou também com a doutora Juliana, que tratou sobre o tema saúde trans.

Para Kerry, “Foi bacana ver o público trans engajado na sua causa. E por ser um evento de visibilidade trans que aconteceu na OAB, querendo ou não, isso já demonstra uma abertura para o debate, principalmente, porque segundo os participantes, Balneário Camboriú ainda é uma cidade muito conservadora, onde existem dificuldades para realizar este tipo de discussão”, declarou.

O evento contou com o apoio da Adehonline, Conselho Regional de Psicologia de SC, Grupo de Advogados pela Diversidade Sexual e de Gênero (GADVS), Mães pela Diversidade, Plasticine Produções Artísticas e Culturais, Semear Diversidade, OZAWA Advogados, União Nacional LGBT e a OAB Balneário Camboriú.

Fotos


Voltar

Faça seu comentário