Acessibilidade | Cores: Normal - Alto Contraste | Tamanho do Texto: Diminuir - Aumentar

Conselho Regional de Psicologia Santa Catarina - 12ª Região



Manifesto Ulapsi Psicologia Latino-americana em luta pela democracia contra Golpes de Estado e em defesa das riquezas e Direito dos nossos Povos


Manifesto Ulapsi Psicologia Latino-americana em luta pela democracia contra Golpes de Estado e em defesa das riquezas e Direito dos nossos Povos
2016-09-13

Em meio à indignação com a ocorrência de mais um golpe de estado na América Latina, neste momento no Brasil, a União de Entidades Latino-americanas de Psicologia vem a público repudiar o ocorrido e alertar que este não é um fato isolado no contexto da América Latina. Sabemos que se trata de uma investida do capital internacional que, sediado nos Estados Unidos, conta com a colaboração daquele governo para buscar reconduzir nossos países à condição de colônias submetidas aos seus interesses. Como já debatemos nos Congressos da ULAPSI, em outros momentos, o esforço estadunidense, com o apoio das elites locais, resultou em uma onda de ditaduras que foi seguida por uma onda de governos neoliberais. Neste momento, a nova tática consiste em promover golpes de estado baseados na manipulação do aparato jurídico-legal, com amplo apoio da mídia, em diferentes países. Quando o assédio da mídia nacional e internacional não são suficientes para desmoralizar e derrubar, por via eleitoral, os projetos de interesse popular, a intervenção recolonizadora passa a focar diretamente na indução de golpes de estado. Hoje ocorre no Brasil, ontem ocorreu no Paraguai e antes de ontem em Honduras. Isso, além das tentativas que foram na mesma direção em outros países como Bolívia, Equador e Venezuela. As políticas públicas voltadas ao enfrentamento das desigualdades sociais são reduzidas ou aniquiladas. Exatamente nos espaços onde a Psicologia consegue oferecer serviços à maioria da população é que os governos golpistas concentram seu potencial destruidor. 

O uso da intimidação e geração de medo na sociedade (incluído assédio moral e físico) primou como armas fundamentais para atacar os cidadãos que defendem a 2 cidadãos que defendem a democracia e os interesses populares. Tal tem sido também a situação vivida no Brasil neste momento, quando os governantes comprometidos com o golpe, de forma covarde utilizam as policias para agredir e deter arbitrariamente os manifestantes e opositores. Importa alertar que agora, como antes, o interesse segue sendo o da apropriação e controle sobre as riquezas naturais, sobre a garantia dos fluxos comerciais e a negação de direitos trabalhistas dos cidadãos dos países latino-americanos. Por exemplo, o Pré-sal e a Petrobras, verdadeiros tesouros nacionais com capacidade de estabelecer condições de soberania para o Brasil e alavancar melhoria para os países da região, está sendo vendido a preços aviltantes. Diante disso nos sentimos obrigados a fazer este alerta e conclamação a profissionais, pesquisadores e estudantes de Psicologia da América Latina a que se disponham a enfrentar cotidianamente esse projeto de submissão de nossos interesses aos desígnios dos ricos e poderosos. Por fim, queremos reafirmar como nossas as consignas dos movimentos sociais brasileiros: nenhum direito a menos! Nenhuma entrega de riquezas nacionais! Nenhuma tolerância com a manipulação de nossas leis para o combate aos interesses populares! Nenhuma complacência com o assédio moral imposto pelos meios de comunicação! 

CONSELHO DELIBERATIVO ULAPSI Exercício 2016-2018:
Argentina; Bolívia; Brasil; Chile; Colômbia; Costa Rica; Cuba; Equador; El Salvador; Guatemala; Honduras; México; Paraguai; Peru; Porto Rico; Uruguai; Venezuela. 

Setembro de 2016. 


Voltar

Faça seu comentário