Acessibilidade | Cores: Normal - Alto Contraste | Tamanho do Texto: Diminuir - Aumentar

Conselho Regional de Psicologia Santa Catarina - 12ª Região



Lançamento do documentário: Redução é a Chibata: uma reflexão sobre a redução da maioridade penal no Brasil


Lançamento do documentário: Redução é a Chibata: uma reflexão sobre a redução da maioridade penal no Brasil
2016-11-11

O Conselho Regional de Psicologia de Santa Catarina (CRP-12) por meio da Comissão de Direitos Humanos lançou nesta quinta-feira (11/11) o documentário “Redução é a Chibata: uma reflexão sobre a redução da maioridade penal no Brasil”, no Instituto Arco Íris. A redução da maioridade penal para 16 anos é um projeto que está em pauta no Congresso Nacional e na sociedade brasileira. Para problematizar essa pauta, o CRP-12 promoveu ações, em parceria com o movimento Amanhecer Floripa, Laguna e Cia Boanova Filmes, que resultaram neste documentário.

Após a exibição do vídeo, um debate mediado pelo conselheiro Ematuir Teles de Sousa, presidente da Comissão de Direitos Humanos, abordou várias questões relacionadas à maioridade penal no Brasil. “O adolescente em conflito com a lei não surge ao acaso, ele é fruto de uma política de vulnerabilização e injustiça social que encarcera ao invés de promover oportunidade”, comentou Ematuir.

“Quando as condições de possibilidade para a garantia de direitos não são asseguradas, a desigualdade aumenta. Com o aumento da desigualdade os seres humanos podem ficar suscetíveis a processos de vulnerabilização e a práticas excludentes. Nesse sentido, a Psicologia além de proporcionar uma compreensão dos processos de subjetivação, que considera os elementos históricos e culturais de uma sociedade capitalista produtora de desigualdades sociais, possui o compromisso de propor e produzir transformações sociais significativas”, complementou.

A discussão também contou com a participação da conselheira Simone Vieira de Souza, coordenadora do Eixo Educação, e da conselheira Juliana Medeiros, coordenadora do Eixo Psicologia na relação com a Justiça, que explanaram sobre a importância da escuta da criança e do adolescente e seus argumentos contrários à redução da maioridade penal.


Voltar

Faça seu comentário