Acessibilidade | Cores: Normal - Alto Contraste | Tamanho do Texto: Diminuir - Aumentar

Conselho Regional de Psicologia Santa Catarina - 12ª Região



Lançamento do documentário: “Redução é a chibata: uma reflexão sobre a redução da maioridade penal no Brasil”


Lançamento do documentário: “Redução é a chibata: uma reflexão sobre a redução da maioridade penal no Brasil”
2016-10-28

O CRP-12 convida todas(os) psicólogas(os) para participar do lançamento do documentário sobre a redução da maioridade penal: “Redução é a chibata: uma reflexão sobre a redução da maioridade penal no Brasil”. O evento ocorrerá no dia 10 de novembro, a partir das 19h, no Instituto Arco-Íris, centro de Florianópolis.

Inscreva-se já: www.crpsc.org.br/eventos

Confira a programação:

19:00 - Abertura

19h15min – Lançamento do Documentário “Redução é a Chibata”

19:50h – Mesa redonda:

Eixo Psicologia e Justiça CRP-12 - Algumas reflexões da psicologia sobre idade e responsabilização criminal (Juliana Medeiros)

- Eixo Educação CRP-12 – “Se a pessoa não aprende na escola, aprende na cadeia, não da nada”: A quem escutar quando o assunto são crianças e adolescentes? (Simone Vieira de Souza)

20:45h – Debate

21:30h – Articulações para o enfrentamento à redução da Maioridade Penal

22h - Encerramento

Redução é a chibata: uma reflexão sobre a redução da maioridade penal no Brasil

A redução da idade penal para 16 anos é um projeto que está em pauta no congresso nacional e na sociedade brasileira. Mas, você sabe o que significa reduzir a maioridade penal? Com objetivo de problematizar essa pauta, o Conselho Regional de Psicologia – CRP/12 promoveu ações, em parceria com o movimento Amanhecer Floripa, CUFA-SC e Cia Boa Nova, que resultaram no documentário: Redução é a Chibata.

O intuito do documentário é fazer a crítica à redução da maioridade penal. No sentido de problematizar o que está velado, o que está nas entrelinhas desse projeto de criminalização da juventude, das diferenças e da desigualdade social.

O adolescente em conflito com a lei não surge ao acaso, ele é fruto de uma política de vulnerabilização e injustiça social que encarcera ao invés de promover oportunidade. Reduzir a maioridade penal é uma prática que individualiza, que insere no sujeito uma problemática de ordem social, e (re)produz uma lógica que considera a existência de um ser fora da norma - com necessidades de práticas de correção -, justificando assim, o encarceramento travestido de justiça.

Mas, se é evidente que prender não resolverá o problema da violência, por que há o investimento nesta lógica?  Para responder a este questionamento complexo, é necessário considerar que o sistema prisional é um sistema eficiente para o controle de uma população pobre assujeitadas às mazelas geradas pela desigualdade de uma sociedade gerida pela capital. O Brasil não é o país da impunidade, a punição existe para uma parcela da sociedade. As estratégias repressivas, combativas e de encarceramento é uma forma de controle sobre as pessoas de um determinado recorte da sociedade. Pessoas que tem endereço, etnia, gênero, faixa etária, classe econômica.

E o que a Psicologia tem a ver com isso?

A Psicologia é uma ciência que por meio de um conjunto de conhecimentos fornece elementos para compreender como se produz subjetividade. Partindo dessa premissa, a forma que nos organizamos socialmente, produz seres humanos que se retroalimentam de forma dialógica. Isso significa dizer que as condições de possibilidade com que a pessoa usufrui dos bens sociais, dos direitos de morar, estudar, crescer, trabalhar, etc. tem relação com o modo de produção de sua subjetividade.

Quando as condições de possibilidade para a garantia de direitos não são asseguradas, a desigualdade aumenta. Com o aumento da desigualdade os seres humanos podem ficar suscetíveis a processos de vulnerabilização e a práticas excludentes. Nesse sentido, a Psicologia além de proporcionar uma compreensão dos processos de subjetivação, que considera os elementos históricos e culturais de uma sociedade capitalista produtora de desigualdades sociais, possui o compromisso de propor e produzir por meio de suas práticas e ações transformações sociais significativas.

Convidamos a todas(os) as psicólogas/os e sociedade em geral para assistir ao documentário “Redução é a Chibata: uma reflexão sobre a redução da maioridade penal no Brasil” e dialogar sobre o por que reduzir a maioridade penal  não é a solução...

Redução é a chibata: uma reflexão sobre a redução da maioridade penal no Brasil

CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR AO TEASER DO FILME

Informações sobre o Filme:

Realização: Conselho Regional de Psicologia 12 Região

Execução: Boanova Filmes

Direção: Luiz F. F. Machado

Apoio: Amanhecer Contra Redução Floripa e CUFA

Duração: 28 minutos

Gênero: Documentário

Idade Livre. 


Voltar

Faça seu comentário