Acessibilidade | Cores: Normal - Alto Contraste | Tamanho do Texto: Diminuir - Aumentar

Conselho Regional de Psicologia Santa Catarina - 12ª Região



GT Interinstitucional Sobre Saúde Suplementar realiza reunião com a ANS


GT Interinstitucional Sobre Saúde Suplementar realiza reunião com a ANS
2016-12-19

As representantes do Grupo de Trabalho Interinstitucional Sobre Saúde Suplementar, realizam reunião com Agência Nacional de Saúde (ANS) para dialogar sobre as problemáticas advindas da relação entre profissionais de Psicologia e as Operadoras de Planos de Saúde em SC. A reunião com o Chefe do Núcleo Regional da ANS (PR e SC), Sr. Márcio de Souza França aconteceu no dia 15 de dezembro do corrente ano, faz parte de uma ação que visa estreitar diálogo com ANS e Operadoras de Planos de Saúde buscando qualificar o campo de atuação da Psicologia.

A ANS é responsável pela manutenção da qualidade dos serviços de assistência à saúde, se tornando assim uma instituição de caráter social, tendo as mesmas diretrizes do que seja público no tocante aos direcionamentos constitucionais relativos à saúde. Tendo em vista estas premissas, destaca-se à importância do papel fiscalizador da ANS sobre as Operadoras de Planos de Assistência à Saúde, com as quais as (os) profissionais da Psicologia estabelecem contratos, a fim de identificar situações e relações de trabalho que não sejam correspondentes aos direitos dos usuários de tais serviços, ferindo o código de ética do profissional psicóloga(o) e precarizando o trabalho ofertado a sociedade.

Na reunião foi solicitado a ANS Regional SC e PR que paute estas demandas e que emita posicionamento, com brevidade quanto às providências tomadas na perspectiva da resolução das problemáticas acima elencadas pelo GT.

 

Saiba mais do Grupo de Trabalho Interinstitucional Sobre Saúde Suplementar

O GT é constituído por Conselho Regional de Psicologia 12ª Região (CRP-12), pelo Fórum das Entidades da Psicologia Catarinense (FEPSIC), e Sindicato de Psicólogos de Santa Catarina (SINPSI). Há dois anos, desde sua constituição, o GT, juntamente com o entro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas (CREPOP) vem pesquisando e ouvindo os profissionais, representantes de Pessoas Jurídicas, usuários para mapear as principais demandas relacionadas ao trabalho da psicologia na Saúde Suplementar. Estas entidades realizaram em 2015 uma pesquisa com psicólogas (os) que atuam em Saúde Suplementar, a fim de obter dados sobre a relação entre operadoras dos planos, profissionais da psicologia e beneficiário. Os resultados dessa pesquisa possibilitaram criar subsídios para os grupos focais com os profissionais objetivando levantar informações relativas à prática profissional e discutir sobre a atuação neste campo, bem como elucidar questões de ordem ética e técnica do exercício profissional.

Entre as questões relatadas pela categoria destacam-se as dificuldades quanto à exigência de constituição de uma Pessoa Jurídica para o estabelecimento de contrato; limite de profissionais conveniados junto à Operadora; da falta de autonomia em relação ao agendamento das consultas; limite de número de sessões liberadas; excesso de burocracias; dificuldade para lidar com as faltas das (os) beneficiárias (os); demora no tempo de retorno financeiro; e baixos valores pagos pelos procedimentos realizados. Os resultados da pesquisa foram apresentados durante o evento “Saúde Suplementar: Desafios para atuação das(os) Psicólogas(os)”, em setembro de 2015 e você pode acessar o evento na íntegra através do link de acesso: https://www.youtube.com/watch?v=_COQUl208pM.

Outra ação do GT é a elaboração do Manual Orientativo em Saúde Suplementar no sentido de propor diretrizes ao trabalho da (o) profissional de psicologia que atua nessa área. Este Manual não pretende esgotar as questões relativas a este campo de atuação, mas sim oferecer orientações a respeito dos aspectos éticos, técnicos e administrativos concernentes à relação estabelecida com as Operadoras de Planos de Saúde. Este material está em processo de elaboração e poderá contar com o apoio de um membro da ANS para contribuir com a elaboração.

Confira na íntegra ofício entregue a ANS 

 

Fotos


Voltar

Faça seu comentário