Acessibilidade | Cores: Normal - Alto Contraste | Tamanho do Texto: Diminuir - Aumentar

Conselho Regional de Psicologia Santa Catarina - 12ª Região



Grupo focal sobre Saúde Suplementar é realizado em Florianópolis


Grupo focal sobre Saúde Suplementar é realizado em Florianópolis
2018-03-08

Evento aconteceu na noite de 5 de março na sede do CRP-SC

A sede do Conselho Regional de Psicologia de Santa Catarina (CRP-SC) recebeu a realização do grupo focal para dialogar com a categoria sobre o tema saúde suplementar na noite de 5 de março. O encontro promovido pelo CRP-12 em parceria com o FEPSIC e o SinPsi-SC, contribuiu para a compreensão das(os) Psicólogas(os) acerca do assunto.

A Psicóloga Marcia Pereira Bernardes, que atua há mais de 35 anos na saúde suplementar, parabenizou a iniciativa das entidades. “Queria parabenizar vocês por nos chamarem para este encontro. Porque quando falamos sozinhos, temos um peso. Quando nos unimos a instituições sérias como vocês, já é outra força. E com certeza, daqui sairá muitas contribuições bacanas para a nossa área de atuação”, avaliou.

A assessora de pesquisa do CRP-SC, Apoliana Regina Groff, apresentou dados técnicos e explanou o motivo do encontro. “O objetivo deste grupo focal será a produção de um documento que oriente as(os) Psicólogas(os) na questão da saúde suplementar. Estamos dialogando com a Agência Nacional de Saúde e operadoras, e investido esforços para conseguir compreender melhor esta relação de trabalho”, ressaltou.

O evento foi marcado por problematizações e as implicações éticas e técnicas da atuação profissional em saúde suplementar e levantou as dificuldades vivenciadas pelas(os) profissionais Psicólogas(os), como a alta rotatividade e terceirização de mão de obra nas clínicas, a não remuneração das consultas com falta, e ainda, a imposição médica sobre a forma de trabalho e controle do número de sessões de terapia. Ocasionalmente, foi apresentado o GT Interinstitucional sobre saúde suplementar formado pelo CRP-SC, SinPsi-SC e Fepsic.

Para a presidente do Sindicato de Psicólogas(os) de Santa Catarina (SinPsi-SC), Vânia Maria Machado, o GT Interinstitucional sobre saúde suplementar é uma conquista que irá auxiliar a categoria em todos os aspectos, principalmente nas questões de trabalho. “Ganhamos muito com este GT. E essas rodas de conversa trazem aproximação e informação a categoria, mesmo sendo interinstitucional, queremos deixar claro que cada instituição participante irá cumprir seu papel”, disse.

O assessor da diretoria do CRP-SC, Rudinei Luiz Beltrame, reforçou que o grupo focal pode ser solicitado em todas as regiões de Santa Catarina através do email: saudesuplementar@crpsc.org.br.  “Este grupo pode acontecer também na sua cidade, basta nos escrever e repassar a demanda da sua região. Além disso, o CRP-12 tem disponibilizado horários para realização de reuniões e rodas de conversa voltadas a discussão das principais problemáticas enfrentadas no estado”.

 

Fotos


Voltar

Faça seu comentário