Acessibilidade | Cores: Normal - Alto Contraste | Tamanho do Texto: Diminuir - Aumentar

Conselho Regional de Psicologia Santa Catarina - 12ª Região



Evento preparatório do 10º CNP é realizado em Lages


 Evento preparatório do 10º CNP é realizado em Lages
2018-10-10

Encontro reuniu psicólogas e debateu a saúde suplementar

O Conselho Regional de Psicologia de Santa Catarina (CRP-SC) realizou na noite de sexta-feira, 05 de outubro, no Banco do Emprego, em Lages, o evento preparatório da 10ª edição do Congresso Nacional de Psicologia -CNP, com o tema: A Psicologia na Saúde Suplementar, aspectos éticos, técnicos e regulatórios. Participaram do encontro cerca de 10 psicólogas que atuam em clínicas e nas políticas públicas.

No início do evento, a conselheira do CRP-SC, Jaira Rodrigues, apresentou o Grupo de Trabalho Institucional de Saúde Suplementar e sua composição, além do processo e etapas do 10º CNP. "Reforçamos que este é um evento preparatório do 10º CNP e vocês têm a oportunidade de elaborarem propostas que serão votadas nos Pré-congressos e Congresso Regional. Essas propostas irão definir as abordagens do Sistema Conselhos de Psicologia no próximo triênio", disse a conselheira e ainda, falou sobre o Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas - CREPOP.

Jaira reforçou a importância dos debates serem realizados nas diversas regiões do estado para atender as demandas específicas da categoria. Ela destacou as legislações acerca do SUS e da saúde suplementar para as presentes. "De acordo com as legislações, os serviços privados devem seguir princípios éticos e as normas expedidas pelo SUS".

As participantes relataram que todo o fazer da psicologia na saúde suplementar está pautado no modelo biomédico, assim como outras profissões, por exemplo a fisioterapia, enfermagem e fonoaudiologia. "Como é fácil os outros saberes (sejam médicos, juízes ou outros) quererem determinar as questões técnicas da função de psicóloga(o)", pontuou a psicóloga Verônica Bem, que atua na DPCAMI de Lages.

Como forma de ressaltar a importância da Psicologia enquanto ciência e profissão, a psicóloga Fabíola de Lima frisou que é preciso "problematizar e trazer informações que ressaltem a relevância da liberdade da nossa atuação. Precisamos nos posicionar enquanto categoria, falar e nos fazermos entender".

A psicóloga e assistente técnica do CRP-SC, Iramaia Ranai Gallerani, informou que a categoria precisa ficar atenta. "Precisamos nos atentar, antes de fechar um contrato, se vale a pena aderir ao trabalho e se a qualidade dos atendimentos será mantida. Lembrando que existem algumas obrigatoriedades, como a manutenção e reajuste anual de contrato, assim como as questões de fator de qualidade, que devem ser preenchidas".

A mais nova psicóloga e assistente técnica da região Sul e Serrana de Santa Catarina, Daniela Furlan, foi apresentada para a categoria, e ficou responsável por articular e organizar as propostas do 10º CNP que emergiram no evento.

A pesquisa realizada em 2015 sobre os desafios para a atuação das(os) psicólogas(os) também foi divulgada no evento, assim como o informe a respeito do caderno de referência técnica sobre saúde suplementar, previsto para novembro deste ano. 

Fotos


Voltar

Faça seu comentário