Acessibilidade | Cores: Normal - Alto Contraste | Tamanho do Texto: Diminuir - Aumentar

Conselho Regional de Psicologia Santa Catarina - 12ª Região



Entidades reforçam Psicologia como profissão da Saúde


Entidades reforçam Psicologia como profissão da Saúde
2019-06-17

Após o Conselho Federal de Psicologia (CFP) receber vários questionamentos de profissionais a respeito do Ministério da Educação (MEC), por meio do documento do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (INEP), que retira a Psicologia como profissão da Saúde, uma comissão formada por representantes do Conselho, da Associação Brasileira de Ensino de Psicologia (ABEP) e da Federação Nacional dos Psicólogos (Fenapsi), reuniram-se, em outubro de 2018, com técnicos do INEP, para discutir e manifestar seu posicionamento contrário à denominação dos cursos de Psicologia como Ciências Sociais e do Comportamento.

A equipe do INEP afirma que se trata de uma classificação internacional, denominada Classificação Internacional Normalizada da Educação (CINE), organizada pela UNESCO.

Porém, tal denominação diverge da Resolução do Conselho Nacional de Saúde (CNS) nº 218 de 1997, reconhecida pelo Ministério da Saúde (MS), e contraria a classificação da Psicologia como categoria profissional da Saúde pela Organização Mundial da Saúde (OMS), portanto, não sendo passível de alterações por outras instâncias.

Durante a reunião foi firmado um acordo e assinada uma Ata conjunta, em que constam as informações fornecidas pela equipe do INEP. Clique aqui para ler a Ata:

https://site.cfp.org.br/wp-content/uploads/2019/06/INEP_Psicologia_Ata_15_Out_2018_Assinada.pdf

 

Voltar

Faça seu comentário