Acessibilidade | Cores: Normal - Alto Contraste | Tamanho do Texto: Diminuir - Aumentar

Conselho Regional de Psicologia Santa Catarina - 12ª Região



Em Florianópolis: 3° Rodada de Reuniões da Política de Participação e Colaboração de 2016


Em Florianópolis:  3° Rodada de Reuniões da Política de Participação e Colaboração de 2016
2016-12-08

Nesta última terça-feira (6/12) foi realizado na sede do CRP-12 mais um encontro da 3° Rodada de Reuniões da Política de Participação e Colaboração de 2016. Os trabalhos foram conduzidos pelo conselheiro e presidente da Comissão de Direitos Humanos do CRP-12, Ematuir Teles de Sousa. Em sua fala de abertura, Ematuir explicou os objetivos da reunião e introduziu o tema da rodada: Contribuição da Psicologia nos processos democráticos e formas de controle social. “Vivemos em um contexto de retrocesso da política pública, que está desestruturando todos os direitos conquistados até hoje. Esse é um espaço que as diversidades da Psicologia como as diferentes áreas de atuação e percepções têm que estar presentes, para garantirmos a participação dos profissionais e sociedade nos espaços de controle social”, destacou o conselheiro. Estudantes e profissionais que atuam em diferentes áreas da Psicologia em Santa Catarina participaram do debate compartilhando sua experiência e a realidade da sua respectiva região.

A conselheira Yara Hornk da Comissão de Direitos Humanos do CRP-12 participou do evento e ressaltou a importância de articular a categoria para ações voltadas aos direitos humanos. “O processo de reconstrução das políticas públicas no Brasil foi interrompido por um golpe. Nós, psicólogos, precisamos buscar forças para políticas novas, pois a Psicologia está para o coletivo e o bem-estar das pessoas”, disse.

Logo após as explanações, foi exibido um vídeo referente ao posicionamento do CRP-12 sobre os Movimentos Estudantis. O conteúdo pode ser acessado em: www.youtube.com/watch?v=t3DGQGffB20

SAIBA MAIS: A Política de Participação e Colaboração é uma ação baseada na gestão democrática e participativa com envolvimento político da categoria na construção da Psicologia. Tem por objetivo formar uma rede de interlocuções com a categoria para qualificar política e tecnicamente Psicólogas(os) colaboradoras(es) participantes, ampliando o diálogo sobre as demandas das diferentes áreas de atuação da Psicologia no Estado.

A principal área de atuação é o controle social (Conferências, Conselhos, Sociedade civil organizada), na política profissional (Associações, formação, gestão e Sindicato) e na multiplicação dos debates e ações realizadas (com outros Profissionais, Instituições e Sociedade civil). Promovendo a operacionalização das políticas e ações do Sistema Conselhos de Psicologia sob a coordenação e diretrizes políticas do Plenário do CRP-12.


Voltar

Faça seu comentário