Acessibilidade | Cores: Normal - Alto Contraste | Tamanho do Texto: Diminuir - Aumentar

Conselho Regional de Psicologia Santa Catarina - 12ª Região



Efeitos Psicossociais do racismo são discutidos na Oficina da ANPSINEP


Efeitos Psicossociais do racismo são discutidos na Oficina da ANPSINEP
2016-11-18


Na última quinta-feira (17/11) psicólogos e estudantes reuniram-se na sede do CRP para debater sobre as práticas profissionais da categoria em relação aos impactos do racismo nas relações sociais.

A oficina organizada pelo Núcleo ANPSINEP de Santa Catarina promoveu dinâmicas, compartilhamento de experiências e propostas de ações que visem o enfrentamento ao racismo, além de refletir sobre a atuação dopsicólogo voltada para a realidade e contribuindo para a luta anti-racista.

As oficinas foram realizadas em duas edições, uma pela manhã e outro no período da tarde. As atividades foram conduzidas pelas psicólogas integrantes do Núcleo ANPSINEP SC, Mathizy Pinheiro, Bruna Pereira, Bianca Barbosa Suleiman, Renata Christiane de Lima e Meiridiane Domingues de Deus. Participaram também os conselheiros do CRP-12 Ematuir Teles de Sousa, Anderson Schuck e as colaboradoras do CRP-12 no ANPSINEP Yara Maria Hornke e Lia Vainer Schucman.

Através do reconhecimento do racismo, das desigualdades étnico-raciais e do racismo institucional como determinantes sociais das condições de saúde, com vistas à promoção da equidade em saúde, o Núcleo ANPSINEP considera necessário pensar nos efeitos psicossociais do racismo com fins de promover a saúde integral da população nega, priorizando a redução das desigualdades étnico-raciais, o combate ao racismo e à discriminação nas instituições e serviços do SUS.

Fotos


Voltar

Faça seu comentário