Acessibilidade | Cores: Normal - Alto Contraste | Tamanho do Texto: Diminuir - Aumentar

Conselho Regional de Psicologia Santa Catarina - 12ª Região



CRP-SC Realiza Pré-Congresso de Psicologia no extremo oeste do Estado


CRP-SC Realiza Pré-Congresso de Psicologia no extremo oeste do Estado
2019-02-28

Foi realizado no último dia 23, na cidade de São Miguel do Oeste, o Pré-congresso de Psicologia. O evento faz parte da etapa regional do processo do X Congresso Nacional de Psicologia, onde são elaboradas pela categoria profissional diretrizes a serem seguidas pela próxima gestão do Sistema Conselhos.  O evento contou com a participação do Psicólogo Joari Carvalho que debateu sobre os Desafios das Políticas Públicas no SUAS e a perspectiva da interdisciplinaridade na atuação das(o) psicólogas(os).

Para o psicólogo e conselheiro Ematuir Teles de Sousa, que representou a Comissão de Organização do evento, os pré-congressos são espaços em que a categoria de psicólogas(os) podem realizar proposições diretas para a gestão do próximo triênio do Conselho Regional de Psicologia de Santa Catarina e também do Conselho Federal de Psicologia. “As proposições podem ser debatidas, aprovadas ou reprovadas pela categoria profissional, elas subsidiarão as ações da próxima gestão, sendo além de um momento em que se pode reafirmar qual o projeto de psicologia pretendemos ter, também servirá futuramente como uma forma de acompanhar se a gestão está exercendo o que foi proposto pela categoria profissional”, reiterou.

Para o estudante de psicologia Elienay Brandão de Oliveira, “Participar do pré-congresso na cidade de São Miguel do Oeste, foi bastante significativo enquanto acadêmico de psicologia, para poder se aproximar mais desse processo de construção e análise das propostas que vão nortear a profissão nos anos seguintes. No contexto sócio-político atual, a psicologia precisa continuar a se fortalecer enquanto ciência e profissão, portanto esses espaços de debate são cruciais para entendermos as demandas da categoria e (re)pensarmos algumas ações que venham atender as expectativas e necessidades dos profissionais de psicologia. É um momento de pautarmos um compromisso ético-politico em defesa da psicologia e da garantia dos direitos sociais da população.”

Na mesma direção, Luana Taís Poletto, Psicóloga que integra a Comissão Gestora da Subsede Oeste, afirmou que o pré-congresso possibilitou atualizar os conhecimentos acerca da  Psicologia na assistência social. “É importante enfatizar a necessidade desse espaço disponibilizado pra categoria, incluindo debate e troca de saberes para composição de novas propostas a serem levadas para o sistema conselhos de psicologia, com embasamento e participação de mais psicólogos e estudantes”, reiterou.

Foram eleitas(os) delegadas(os) para representar o COREP - etapa estadual do X CNP, que acontecerá em Florianópolis, dia 6 e 7 de Abril - as(os) Psicóloga(o)s: Micheli Carla Bortolotti, CRP 12/12665; Luana Taís Poletto, CRP 12/12871; André Preuss, CRP 12/12652; Não foi possível suplentes, pois duas psicólogas presentes já estão eleitas em outro pré-congresso e um é residente de São Paulo. Representando os estudantes foram eleitas(os) Elienay Brandão de Oliveira, Jéssica Cristina Gayardo e como suplente André Marcos Spiecker Gasparin e Emanuel Natã da Silva.

 

Fotos


Voltar

Faça seu comentário