Acessibilidade | Cores: Normal - Alto Contraste | Tamanho do Texto: Diminuir - Aumentar

Conselho Regional de Psicologia Santa Catarina - 12ª Região



CRP-SC promove oficina “Efeitos psicossociais do racismo” em Chapecó


CRP-SC promove oficina “Efeitos psicossociais do racismo” em Chapecó
2018-06-21

Evento teve como objetivo sensibilizar e habilitar os profissionais a respeito do tema

No dia 25 de maio, o Conselho Regional de Psicologia de Santa Catarina (CRPSC) promoveu as oficinas “Efeitos psicossociais do racismo”, em Chapecó, no Oeste de Santa Catarina. O evento aconteceu em parceria com a Articulação Nacional de Psicólogas Negras e Pesquisadoras de Relações Raciais e Subjetividades (Anpsinep).

As oficinas realizadas à tarde e noite, na Faculdade Faem- UCEFF, reuniram cerca de dez pessoas cada e discutiram como a(o) psicóloga(o) pode compreender o racismo enquanto fenômeno dentro de um contexto específico e quais as possibilidades de intervenção.

Segundo a psicóloga e articuladora do CRP-SC, Débora Guimarães, a experiência de participar desta oficina foi revigorante, pois houve uma sensibilização das(os) profissionais a respeito dos efeitos do racismo na vida de todas(os) nós. “Na condução da oficina vimos profissionais engajados na causa, mesmo que em número reduzido de participantes. Como é enriquecedor participar de eventos nos quais há grande interesse das(os) participantes em trazer suas demandas profissionais para discussão e pensar boas práticas”, destacou.

Para a psicóloga Bruna da Costa Pereira, da Anpsinep, o evento foi importante pela temática e por demonstrar cuidado em orientar a categoria local. “Levar este tema para essa região, levando em consideração a distância e os altos processos de migração de população vivenciado nestes locais, assim como as mais variadas etnias que migram atualmente para lá, reforça a relevância do debate promovido pelo CRP-SC acerca do racismo”, disse.

As(os) participantes solicitaram mais atividades para a região Oeste, com novas temáticas e que reforcem este processo promovido pelo CRP-SC de descentralização da Psicologia. Também foram realizadas oficinas do tema em Joinville e Criciúma.

Fotos


Voltar

Faça seu comentário