Acessibilidade | Cores: Normal - Alto Contraste | Tamanho do Texto: Diminuir - Aumentar

Conselho Regional de Psicologia Santa Catarina - 12ª Região



CRP-SC participa do II Simpósio de Psico-Oncologia do Cepon


CRP-SC participa do II Simpósio de Psico-Oncologia do Cepon
2018-08-14

Evento apresentou exemplos práticos da Psicologia aplicada na saúde

O Conselho Regional de Psicologia de Santa Catarina (CRP-SC) participou do II Simpósio de Psico-Oncologia do Centro de Pesquisas Oncológicas - Cepon realizado no dia 9 de agosto, no Il Campanário Hotel, em Florianópolis. Os objetivos do evento foram debater e apresentar exemplos práticos da Psicologia aplicada em contextos de saúde.

A psicóloga e vice-presidenta do CRP-SC, Pâmela dos Santos, participou de um dos painéis, onde teve a oportunidade de fazer uma detalhada apresentação do Conselho Regional de Psicologia e suas funções, assim como grupos de trabalho e comissões. "O CRP é um defensor da sociedade, da legislação profissional e da organização da categoria, em direção à ética, visando o desenvolvimento da profissão!", disse.

Pamela destacou, ainda, o objetivo do conselho de se aproximar das rotinas hospitalares e de psico-oncologia para promover reflexões e auxiliar em novas possibilidades e percursos. "É fundamental a parceria entre o CRP-SC e as instituições que se dedicam com zelo ao desenvolvimento da nossa profissão, por isso, convidamos os presentes para o III Congresso Catarinense Psicologia Ciência e Profissão, bem como, para as etapas preparatórias do 10º Congresso Nacional da Psicologia - CNP, que acontecerão no evento". O III Congresso será realizado entre os dias 30 de agosto a 2 de setembro na capital catarinense.

"Este é um importante momento para a categoria auxiliar nas ações da Psicologia para o próximo triênio 2019 a 2022, através da definição das propostas e diretrizes que o Sistema Conselhos deverá seguir na próxima gestão, tanto no Conselho Regional quanto no Federal. Além disso, o III Congresso Catarinense Psicologia Ciência e Profissão será uma ótima oportunidade para refletirmos sobre o cenário atual e os possíveis horizontes para a Psicologia catarinense".

Após apresentação, a vice-presidenta abordou a temática sobre a inserção da Psicologia nos hospitais. "O campo da Psicologia da saúde que envolve a psicologia hospitalar possui uma complexidade epistemológica e prática", destacou Pamela, sendo o "sofrimento" um dos principais motes do trabalho da(o) psicóloga(o) na saúde.

A conselheira enfatizou a necessidade de um projeto de psicologia hospitalar, visando a melhoria dos atendimentos fornecidos à população, devido aos fenômenos que interferem neste campo. "A psicologia hospitalar deve ser compreendida como uma intervenção que ocorre entre o espaço do poder médico. Destacamos a importância deste acolhimento ser pensado como uma ação, por isso, a relevância de ampliar-se o conhecimento sobre como se constituem os diferentes atores do espaço hospitalar e suas éticas".

Entre as temáticas abordadas no evento estiveram: Os desafios e conquistas da psico-oncologia do Cepon; O fazer da psico-oncologia; Cuidado paliativo: aspectos bioéticos no fim da vida; Os sentimentos, entre outras.

Fotos


Voltar

Faça seu comentário