Acessibilidade | Cores: Normal - Alto Contraste | Tamanho do Texto: Diminuir - Aumentar

Conselho Regional de Psicologia Santa Catarina - 12ª Região



CRP-SC participa de seminário sobre o Impacto do Racismo na Saúde da População Negra


CRP-SC participa de seminário sobre o Impacto do Racismo na Saúde da População Negra
2018-08-14

Evento aconteceu no dia 25 de julho na Faculdade Guilherme Guimbala – ACE

No dia 25 de julho, o Conselho Regional de Psicologia de Santa Catarina (CRP-SC) participou do Seminário “Pelo Nosso Bem Viver - O Impacto do Racismo na Saúde da População Negra, Racismo X Saúde Mental”. O evento aconteceu no auditório da Faculdade Guilherme Guimbala – ACE, em Joinville, região norte do estado.

No primeiro momento, as palestrantes convidadas apresentaram suas pesquisas e vivências para disparar a discussão e reflexão referente ao tema. Participaram das exposições a colaboradora do CRP-SC, Renata Lima, que é psicóloga, mestranda em Psicologia Social e pós-graduanda em Psicodrama. Contou-se, ainda, com as falas de Mathizy Pinheiro, que é psicóloga, psicodramatista em formação e integrante da Coordenação da ANPSINEP-SC e Vanessa Cardoso, que é enfermeira, especialista em Saúde da Família com Foco na  População Negra e Conselheira no Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Joinville (COMPIR).

Ana Lúcia Martins, que atualmente é educadora, integrante do Fórum de Mulheres Negras de Joinville e Fundadora do Coletivo Ashanti de Mulheres Negras, mediou uma atividade com as(os) participantes que foi bastante relevante, tendo em vista o tema escolhido alusivo ao dia da mulher afro-latino-americana e afro-caribenha.

Um amplo debate pertinente ao tema foi realizado, levando em consideração o compromisso social e ético-político da Psicologia, além da contribuição na formação profissional. Os tópicos do debate se desenvolveram também acerca da Saúde da População Negra e os efeitos Psicossociais do racismo na vida cotidiana dessa população, contemplando as políticas públicas, panorama sócio-político brasileiro, acesso a direitos fundamentais, violação de direitos e contribuição ético-política da Psicologia.

Durante o encontro foi apresentada a Referência Técnica “Relações Raciais: referências técnicas para a prática da(o) psicóloga(o)", destacando que o mesmo está disponível no site do CRP-SC.

Participaram do evento em sua maioria psicólogas(os), além de estudantes de Psicologia e de outros cursos, interessados no tema e representantes de instituições relacionadas à temática. Registramos, ainda, a presença do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Joinville e a Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial do Estado de Santa Catarina.

Fotos


Voltar

Faça seu comentário