Acessibilidade | Cores: Normal - Alto Contraste | Tamanho do Texto: Diminuir - Aumentar

Conselho Regional de Psicologia Santa Catarina - 12ª Região



CRP-SC participa de manifestação a favor da Resolução CFP 001/99 em Florianópolis


CRP-SC participa de manifestação a favor da Resolução CFP 001/99 em Florianópolis
2017-09-26

Cerca de 200 pessoas participaram do ato pacífico e de resistência
 
 A manifestação contra a liminar que possibilita práticas de (re)orientação sexual reuniu mais de 200 pessoas na noite da sexta-feira (22), por volta das 19h, no Largo da Alfândega, em Florianópolis. Representantes do Conselho Regional de Psicologia de Santa Catarina (CRP-SC) marcaram presença no protesto e distribuíram o folder da campanha: ‘Preconceito disfarçado de liberdade de expressão ainda é preconceito. Não existe liberdade que viole direitos.’
 
 Algumas encenações e performances com interação do público foram realizadas para fomentar o debate entre os participantes do ato. Um grupo simulou uma “cura gay” e outros argumentaram suas indignações. Para um dos organizadores do encontro, Thomas Dadam, da Bapho Cultural, um dos coletivos que organizou o protesto Chuva de Glitter - A comunidade LGBT resiste!, “o evento foi pacífico e de resistência, com a ocupação de espaço público e empoderamento feminino, negro e LGBT”, disse.
 
O Brasil é o país que mais mata cidadãos LGBT no mundo, reforça o presidente da Comissão de Direitos Humanos do Conselho Regional de Psicologia em Santa Catarina, Ematuir Teles de Sousa. "O CRP-SC participa deste ato em defesa da Resolução CFP 001/99, que nos atinge diretamente como profissionais da psicologia e também pela luta por questões de gênero e sexualidades e direitos humanos", declara.
 
 Além da liminar que possibilita que homossexuais sejam tratados como doentes, há outros dois projetos - sendo um de Lei (nº 4391) e um Decreto Legislativo (nº 539) - que também tentam derrubar a resolução. Segundo o conselheiro do CRP-SC, isso se dá devido ao fato de que essa é a principal motivação de processos éticos movidos por grupos com concepções morais e religiosas. “Esta resolução é utilizada como dispositivo de direitos para a população LGBT, em processos de adoção, casamento, e outros”, informou.
 
Nesta quinta-feira (28), às 19h, o CRP-SC irá transmitir o Debate online “Quais os impactos da ameaça à Resolução CFP 001/99”. Este será mais um espaço de orientação e de interação, participem!

Fotos


Voltar

Faça seu comentário