Acessibilidade | Cores: Normal - Alto Contraste | Tamanho do Texto: Diminuir - Aumentar

Conselho Regional de Psicologia Santa Catarina - 12ª Região



CRP-SC e Detran em parceria pela avaliação psicológica


CRP-SC e Detran em parceria pela avaliação psicológica
2019-07-29

Dentro da Campanha de Valorização da Avaliação Psicológica, o Conselho Regional de Psicologia de Santa Catarina (CRP-SC) firmou parceria com o Detran/SC para levar informações e esclarecimentos à população sobre a importância da avaliação psicológica para habilitação de condutores de veículos terrestres. Ações conjuntas serão desenvolvidas para distribuição de material didático produzido pelo CRP sobre o assunto.

Para o presidente do CRP, Fabrício Raupp, a parceria com o Detran é fundamental para a campanha que está sendo feita. “É necessário afinar formas de trabalho para melhorar o exercício profissional e explicitar a importância da avaliação dos futuros motoristas. Com ações conjuntas conseguiremos atingir um maior número de pessoas que buscam este atendimento”, destaca.

Foram produzidos folders e cartazes para distribuição nos Detrans, nas Ciretrans, nas Delegacias Regionais do Estado e nos Centros de Formação de Condutores. De maneira didática e de fácil entendimento, o material contém explicações simples e objetivas sobre o procedimento, a conduta da/o profissional, os itens avaliados, entre outras orientações.

“É uma ótima iniciativa. Por meio desse processo de conscientização podemos qualificar o trabalho dos profissionais e orientar a população da importância e da necessidade de se submeter ao exame. Assim garantimos a entrega de serviços eficientes e de qualidade”, disse a diretora do Detran, Sandra Mara Pereira.

Para a presidenta da Comissão de Orientação e Fiscalização do CRP, Elisa Rita Ferreira, o que se busca é promover a saúde pública e contribuir para a segurança e bem estar da sociedade. “Trabalhamos com a mobilidade humana, para além da mobilidade urbana”, destaca.

Além da campanha, a reunião também foi de aproximação e alinhamento de outras ações necessárias para o bom trabalho das(os) psicólogas(os) prestadoras(es) de serviço ao Detran. A proposta é que as equipes técnicas trabalhem alinhadas, pensando estratégias conjuntas para entregar um trabalho com cada vez mais qualidade à população.

Sobre a avaliação

A avaliação psicológica é prevista no Código de Trânsito Brasileiro para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). É um processo técnico-científico de coleta de dados, estudos e interpretação de informações a respeito dos fenômenos psicológicos, que são resultantes da relação do indivíduo com a sociedade, utilizando estratégias psicológicas - métodos, técnicas e instrumentos - reconhecidas pela Psicologia. No contexto do trânsito, ela deve ser realizada por psicóloga(o) qualificada(o) no assunto.

Confira a publicação da campanha no site do Detran em: http://www.detran.sc.gov.br/noticias/1284-avaliacao-psicologica-de-futuros-condutores-e-tema-de-reuniao

 

Fotos


Voltar

Faça seu comentário