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Conselho Regional de Psicologia Santa Catarina - 12ª Região



CRP-SC conduz live sobre “Infância x Pandemia: Psicologia Positiva e Psicopedagogia – um olhar multidisciplinar”


CRP-SC conduz live sobre “Infância x Pandemia: Psicologia Positiva e Psicopedagogia – um olhar multidisciplinar”
2020-07-31

Entre os muitos desafios diante da atual pandemia, a suspensão das atividades escolares chama a atenção para uma questão essencial: como agir com as crianças que estão há meses isoladas dentro de casa?

 

Para debater este tema, o Conselho Regional de Psicologia de Santa Catarina promoveu uma live no dia 23 de julho, em seu canal do Youtube. O bate-papo foi conduzido pela Conselheira Andrea Lemos de Moura, do CRP-12 e contou com a presença da professora, pedagoga e mestre em educação e infância, Keila Gonzalez. Também participou da live a psicóloga Miriam Rodrigues, que é especialista em psicologia clínica e medicina comportamental pela Unifesp, além de ser a idealizadora do projeto Educação Emocional Positiva, programa psicoeducacional de competências socioemocionais e habilidades para o bem-estar.

 

A conversa teve início com a pedagoga Keila Gonzalez listando alguns desafios que devem ser analisados, como, por exemplo, as dificuldades que as crianças enfrentam ao ficar o dia todo em casa, os problemas que muitas têm para se adaptar aos conteúdos online, além dos problemas com a falta de estrutura e acesso às tecnologias que muitas famílias enfrentam. “As crianças também sentem falta de contato com os amigos, da interação, da troca, das brincadeiras, por isso é importante pensar nelas e nos cuidadores, saber como está o emocional neste momento”, diz.

 

A psicóloga Miriam Rodrigues trouxe ensinamentos da psicologia positiva que podem ajudar os cuidadores e professores neste momento de pandemia. Ela explica que é necessário cultivar as emoções positivas, como a alegria, a tranquilidade, a serenidade, a gratidão e a admiração, por exemplo. “Quando os pais leem histórias com seus filhos, quando compartilham o entendimento que possuem sobre esta situação e conseguem explicar que é algo passageiro, isso é vivenciar esperança, que é uma emoção positiva. Estar disposto para brincar é também uma maneira de vivenciar essas emoções que tornam o cérebro e a mente mais resilientes”, explica Miriam.

 

Keila enfatiza sobre a importância de conversar com as crianças neste momento. “É necessário conversar e não esconder a verdade, dependendo da idade, falar por meio de histórias, dizer que não temos previsão de voltar e que estamos em casa para garantir nossa segurança e a das demais pessoas. Quanto mais pudermos conversar, mais tranquilidade isso vai gerar para todos. Não é o caso de explicar todos os detalhes, mas existem mecanismos e formas de contar e fazer as crianças entenderem o que está acontecendo”, completa a pedagoga e acrescenta que também é essencial pensar nas dificuldades que os cuidadores e os professores enfrentam para que haja um entendimento sobre a situação de cada parte e que, a partir deste diálogo, encontremos melhores soluções, já que não há previsão de retorno das atividades escolares.

 

Ao final da transmissão, foi disponibilizado um tempo para perguntas, tanto de profissionais da área como de famílias e interessados no assunto. Para quem quiser acessar e assistir à live, basta acessar o Canal do CRP12 no Youtube ou clicar no link https://www.youtube.com/watch?v=sinS5gxnzGg&t=62s

 

Durante a live foram feitas algumas indicações de livros que podem ser conferidos abaixo:

 

- Felicidade Autêntica - Martin Seligman

-Educação Emocional Positiva - saber lidar com as emoções é uma importante lição. Miriam Rodrigues. Editora Sinopsys

- Coleção Psicologia Positiva para crianças. (Coleção Vavá e Popó). Miriam Rodrigues. Editora Sinopsys

- Carta às meninas e aos meninos em tempos de Covid-19 https://www.ufmg.br/espacodoconhecime...

- Super protetores - https://www.euleioparaumacrianca.com....

- Meu herói és tu - https://www.unicef.org/brazil/comunic...


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