Acessibilidade | Cores: Normal - Alto Contraste | Tamanho do Texto: Diminuir - Aumentar

Conselho Regional de Psicologia Santa Catarina - 12ª Região



CRP-SC apoia e participa do Encontro Catarinense de Psicologia do Esporte e do Exercício


CRP-SC apoia e participa do Encontro Catarinense de Psicologia do Esporte e do Exercício
2017-11-24

Evento realizado pelo Cesusc aconteceu em Florianópolis

Durante os dias 16 e 17 de novembro de 2017 aconteceu na Faculdade CESUSC, em Florianópolis, o III Encontro Catarinense de Psicologia do Esporte e do Exercício (Ecapee). O evento apoiado pelo Conselho Regional de Psicologia de Santa Catarina (CRP-SC) e também pelo Avaí Futebol Clube, apresentou estudos e práticas sobre o desenvolvimento da Psicologia esportiva catarinense.

 O Conselheiro Fabrício Antônio Raupp, membro do Grupo de Trabalho do CRP-12 sobre Psicologia do Esporte, participou da mesa de abertura do evento como representante do Conselho Catarinense de Psicologia. Raupp ressaltou a importância dos componentes da mesa no que tange à questão científica, e agradeceu ao Cesusc pela oportunidade do CRP-12 contribuir com os estudantes e a categoria especializada. “Realizamos, em 2012, o primeiro evento, e estamos aqui, na terceira edição do Encontro Catarinense de Psicologia do Esporte e do Exercício. Estamos felizes em poder contribuir e fortalecer a Psicologia de Santa Catarina em suas mais variadas áreas”, disse.

 A mestre em Psicologia e representante da Sociedade Catarinense do Esporte e do Exercício (Socape), Gabriela Frischknecht, apresentou a história do encontro e agradeceu a doutora Andréa Duarte Pesca, pela articulação e trabalho no contexto nacional e internacional. Andreia Pesca, por sua vez, ressaltou que o objetivo é o fortalecimento da área. “A associação é formada por profissionais que auxiliam na busca pelo aprimoramento da Psicologia esportiva”, disse. Ela agradeceu, ainda, as instituições presentes na Mesa, citando que estas contribuíram diretamente para sua formação. “Almir, que representa o CESUSC foi meu professor universitário, o CRP-SC foi um dos primeiros lugares em que trabalhei, e na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) foi onde fiz meu mestrado e doutorado. O Avaí foi o time pelo qual eu fiz parte quase 9 anos. É através deles, e por eles, que estamos sendo referência na Psicologia do Esporte no Brasil”, reiterou.

 Segundo o professor e coordenador do curso de Psicologia do CESUSC, Almir Pedro Sais, este processo começou lá em 2012, com o primeiro encontro. “Desde 2012, estamos fortalecendo esta área, ainda mais depois de recebermos um encontro internacional em 2013. A partir daí, a Faculdade CESUSC tem ampliado seu campo de estágio com parcerias firmadas com times de futebol, demonstrando que estamos preocupados com o desenvolvimento deste espaço. É uma satisfação estar dando suporte e apoio às/aos Psicólogas/os que atuam no esporte”, ressaltou.

 O representante do Laboratório Fator Humano, da UFSC, professor e doutor, Roberto Moraes Cruz, agradeceu ao apoio do CRP-SC na realização do evento. “É difícil encontrar suporte nestes tipos de iniciativas independentes e vemos o Conselho sempre atuante nas questões de interesse da Psicologia”, declarou. Cruz destacou a importância dos laboratórios dentro da UFSC e CESUSC para a formação profissional e científica. “De 2004 para cá, criamos as condições para que essa área se desenvolvesse no estado. Contribuímos para que essa iniciativa faça seus contornos, e assim, aos poucos, vemos o cenário brasileiro crescer, fortalecido pelo grupo catarinense de Psicólogas/os, que hoje, é um dos mais importantes da Psicologia do Esporte e do exercício do Brasil”, reforçou.

Fotos


Voltar

Faça seu comentário