Acessibilidade | Cores: Normal - Alto Contraste | Tamanho do Texto: Diminuir - Aumentar

Conselho Regional de Psicologia Santa Catarina - 12ª Região



CRP-12 realiza Pesquisa sobre Mídia e Psicologia


CRP-12 realiza Pesquisa sobre Mídia e Psicologia
2016-10-11

Participe respondendo ao Questionário de Pesquisa!

Acessehttps://pt.surveymonkey.com/r/midiapsi

Para compreender como profissionais da psicologia se relacionam com a mídia, tanto como fonte de informação quanto como objeto e ferramenta de trabalho, o Conselho Regional de Psicologia de Santa Catarina (CRP-12) desenvolveu parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), para a realização da pesquisa “Mídia e Psicologia: tecendo conexões”. Por meio do Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas (CREPOP), do CRP-12, e do Núcleo de Estudos e Ações em Gênero, Educação, Mídia e Subjetividade (NUGEMS), da UFSC, organizou-se um Grupo de Pesquisa em Comunicação com vistas à construção/solidificação da mídia como tema relevante na psicologia, a partir da efetivação da pesquisa.

 

Neste sentido, torna-se importante entender como profissionais fazem uso das mídias em seu cotidiano e campo profissional, bem como verificar a presença de discussões sobre a mídia na graduação/formação de psicólogas. Além disso, importa-nos conhecer a relação das (os) profissionais com as mídias do CRP-12 e sua proximidade com a temática da democratização da comunicação. A esse respeito, a psicóloga doutora Raquel de Barros P. Miguel, coordenadora do NUGEMS, da UFSC, destaca que embora existam iniciativas no âmbito acadêmico e político, as discussões sobre mídia no âmbito da psicologia ainda são escassas. Desta forma, pretende-se ter um panorama da relação dos profissionais com esta temática.

 

A pesquisa será desenvolvida a partir da aplicação de um questionário de pesquisa eletrônico, disponível no link de acesso < https://pt.surveymonkey.com/r/midiapsi>. Ela será encaminhada via boletim eletrônico à categoria de psicólogas (os) catarinenses e ficará disponível também nas mídias do CRP-12 e mídias do NUGEMS. O prazo previsto para a coleta de dados é de um mês.  Após a coleta, haverá um período de dois meses para análise dos dados, finalizando com a divulgação dos resultados no primeiro semestre de 2017.

 

A pesquisa proposta tem como público-alvo psicólogas (os) inscritas (os) no CRP-12 que, segundo informações do referido Conselho, são aproximadamente 12 mil no ano de 2016. Desta forma, contamos com sua participação para embasar discussões críticas sobre mídia no estado de Santa Catarina, contribuindo à formação e atuação profissional. 

 

 


Voltar

Faça seu comentário