Acessibilidade | Cores: Normal - Alto Contraste | Tamanho do Texto: Diminuir - Aumentar

Conselho Regional de Psicologia Santa Catarina - 12ª Região



CRP-12 participa de aula Pública sobre a Resolução nº 001/99


CRP-12 participa de aula Pública sobre a Resolução nº 001/99
2017-09-28

No dia 27/09 o Conselheiro Ematuir e os professores Marília dos Santos Amaral e Daniel Kerry  (Psicólogas(os) colaboradoras(es) do GT Gênero e Sexualidades do CRP-12) participaram da Aula Pública sobre a Resolução CFP nº 01/99 - "Cura Gay" por que somos contra?, que ocorreu no centro da cidade de Florianópolis.

No momento, Ematuir contextualizou o posicionamento do Conselho Regional de Psicologia de Santa Catarina sobre o assunto " - A decisão judicial é contraditória, pois solicita que o CFP reinterprete a resolução e não proíba psicólogas(os) de realizar práticas de reorientação sexual, sendo que o cerne da resolução é não considerar as orientações sexuais como patologia, desvio ou perversão. Ou seja, consideramos que as homossexualidades são expressões da sexualidade, portanto não podem ser alvo de reorientação".

As pessoas presentes participaram e realizaram comentários sobre a decisão judicial. Daniel Kerry, explicitou o histórico das tentativas de sustar a resolução e explicou no que consiste as ditas práticas de "reorientação sexual" e explicou que reorientar significa considerar que algo precisa ser corrigido e que estas ações de correções são consideradas pela psicologia práticas de violências e de tortura. 

Na mesma direção, Marília destacou que em nenhum momento o CFP proibiu ou proíbe que psicólogas(os) atendam pessoas em conflito com sua orientação sexual e situa que quando estas demandas chegam até as profissionais da psicologia deve haver um entendimento de que aquele sofrimento é produzido por um contexto de preconceito e de violência para com as pessoas LGBT, além disso para Marília, "- Psicólogas(os) não trabalham apenas com doença, trabalhamos com afirmação da vida, com potência de vida, em relação as pessoas homossexuais e pessoas travestis e transexuais nosso lugar é oferecer condições para que as pessoas assumam seu próprio desejo, de modo que encontre o melhor acolhimento possível, sem ser julgado", finalizou.

Fotos


Voltar

Faça seu comentário