Acessibilidade | Cores: Normal - Alto Contraste | Tamanho do Texto: Diminuir - Aumentar

Conselho Regional de Psicologia Santa Catarina - 12ª Região



CRP-12 participa da Oficina Estadual de Pactuação e Revisão do Plano de Enfrentamento a Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes


CRP-12 participa da Oficina Estadual de Pactuação e Revisão do Plano de Enfrentamento a Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes
2016-09-27

A conselheira vice-presidente Juliana Medeiros participou como debatedora, apresentando as demandas dos profissionais da Psicologia que atuam na área

No dia 23 de setembro, Florianópolis realizou a “Oficina Estadual de Pactuação e Revisão do Plano de Enfrentamento a Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes”, como parte da disseminação do Plano Nacional sobre o tema. O evento abordou o panorama da violência sexual contra crianças e adolescentes em Santa Catarina; a estratégia de mobilização dos integrantes do Sistema de Garantia de Direitos e a implementação das ações de enfrentamento às violências no Plano Decenal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

A conselheira vice-presidente Juliana Medeiros representou o CRP-12 na mesa “O Panorama da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes no Estado de Santa Catarina”. Em sua fala, a conselheira chamou atenção para a responsabilidade gigantesca que a sociedade acaba colocando e que extrapola a Psicologia.

“O tema da violência sexual precisa ser pensado não só na interdisciplinaridade mas entre os diversos conhecimentos, as diversas profissões. Isso precisa ser apreendido a partir de diversas óticas e precisa ser debatido no dia a dia, a partir de todos esses olhares. Nós temos uma superestimação da Psicologia neste contexto e a expectativa de que a Psicologia vai dar uma série de respostas” apontou. Para Juliana Medeiros, a Psicologia evidentemente tem muito a dizer sobre o assunto. "É um tema que nos ocupa bastante, no Sistema Conselhos como um todo, inclusive temos no nosso código de ética a questão dos direitos humanos como um dos princípios fundamentais para o nosso exercício profissional”.

Na ocasião, a conselheira apresentou um quadro das demandas que chegam ao CRP-12, como demanda dos profissionais que trabalham com essa temática, principalmente aqueles que atuam no Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

A oficina realizada na capital catarinense foi promovida pelo Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedeca Rio de Janeiro), Comitê Nacional de Enfrentamento a Violência Sexual de Crianças e Adolescentes e Rede ECPAT Brasil com apoio do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, Secretaria Especial de Direitos Humanos do Ministério da Justiça e Cidadania, Ministério Público de Santa Catarina e do Fórum Catarinense pelo Fim da Violência e da Exploração Sexual Infanto-juvenil.

 

SAIBA MAIS:

Números em Santa Catarina

Levantamento do Ministério Público Estadual aponta que, somente em 2015, foram registradas 487 ações penais por estupro contra vulnerável e 22 outros crimes contra a dignidade sexual de crianças e adolescentes no Estado. Em 2015, o Ministério Público de Santa Catarina recebeu, via Disque 100 (Disque Direitos Humanos), 805 denúncias de abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes, conforme dados repassados pela Secretaria Especial de Direitos Humanos. Entre janeiro e maio de 2016, já foram registradas 273 denúncias desse tipo no Estado.

Denúncia pelo Disque 100

O Disque Direitos Humanos - Disque 100 funciona diariamente, 24 horas por dia, incluindo sábados, domingos e feriados. As ligações podem ser feitas de todo o Brasil por meio de discagem direta e gratuita, de qualquer telefone fixo ou móvel, bastando discar 100. As denúncias podem ser anônimas, e o sigilo das informações é garantido, quando solicitado pelo demandante.

Outros canais de denúncia: 

Promotoria de Justiça da Infância e Juventude
- Conselho Tutelar; 
- Delegacias comuns ou especializadas em crimes contra crianças e adolescentes; 
Safernet - combate à pornografia infantil na Internet no Brasil; 
- Em Florianópolis: SOS Criança - telefone 0800 643 1407, com ligação gratuita.


Voltar

Faça seu comentário