Acessibilidade | Cores: Normal - Alto Contraste | Tamanho do Texto: Diminuir - Aumentar

Conselho Regional de Psicologia Santa Catarina - 12ª Região



CRP-12 Em Defesa dos Direitos Humanos e Compromisso Social Frente às Situações de Emergências e Desastres


CRP-12 Em Defesa dos Direitos Humanos e Compromisso Social Frente às Situações de Emergências e Desastres
2017-06-09

Mediante à ocorrência de chuvas intensas e as consequências ocasionadas por estas em diversas cidades de Santa Catarina, o Conselho Regional de Psicologia da 12ª Região vem a público manifestar sua solidariedade às comunidades atingidas, bem como reiterar seu compromisso com a defesa e garantia dos direitos humanos dessas populações para que recebam atendimento adequado e com qualidade. Infelizmente, o estado de Santa Catarina sofre periodicamente com intempéries que provocam danos materiais e humanos. Atento a esse histórico, o CRP-12 está articulando um Grupo de Trabalho sobre atuação de Psicólogas/os em situações de emergências e desastres a fim de desenvolver parâmetros éticos e técnicos, assim como qualificar a atuação profissional nesse campo.

Considerando a complexidade de fenômenos envolvidos em ocasiões como estas, percebe-se que a Psicologia ocupa um lugar importante no atendimento às famílias e comunidades afetadas por esses acontecimentos, o que ocorre, em grande medida, por meio de profissionais que atuam nas políticas públicas de saúde e de assistência social. Cabe pontuar que as situações de emergências e desastres exigem uma atuação urgente frente a demandas desafiantes e que dependem de articulação e de respostas estratégicas e, comumente, com tomada de decisão rápida. Nessa perspectiva, é necessário que essas ações sejam devidamente planejadas e pautadas em questões de ordem técnica, ética e científica da Psicologia e de outras áreas de conhecimento envolvidas.

Diante disso, o Conselho Regional de Psicologia da 12ª Região orienta que todas/os as/os profissionais psicólogas/os envolvidas/os, direta ou indiretamente, no atendimento profissional a estas populações, observem atentamente as normativas que regulamentam a profissão e os parâmetros de atuação elencados pela Defesa Civil e outros órgãos de proteção e defesa de direitos.

Assim sendo, apresentamos a seguir indicativos de materiais para consulta dos profissionais que atuam no atendimento dessas demandas (clique nos links, abaixo):

http://site.cfp.org.br/emergencias-e-desastres-2/

http://www.defesacivil.sc.gov.br/

Abandonados nos desastres: uma análise sociológica de dimensões objetivas e simbólicas de afetação de grupos sociais desabrigados e desalojados. 

Psicologia das Emergências e dos Desastres Contribuições para a Construção de Comunidades mais Seguras

Guía práctica de salud mental en situaciones de desastres

Fontes:

http://www.cfp.org.br

http://www.pol.org.br

http://www.paho.org/desastres

Foto: Cartilha do CFP

 

Voltar

Faça seu comentário