Acessibilidade | Cores: Normal - Alto Contraste | Tamanho do Texto: Diminuir - Aumentar

Conselho Regional de Psicologia Santa Catarina - 12ª Região



Compromisso da Psicologia em relação às questões de Gênero e Sexualidades é debatido em Concórdia


Compromisso da Psicologia em relação às questões de Gênero e Sexualidades é debatido em Concórdia
2018-07-05

Evento foi realizado no dia 20 de junho na UNC e reuniu mais de cem pessoas

O primeiro ParticiPsi de Concórdia foi realizado no dia 20 de junho na Fundação Universidade do Contestado - UNC. O evento contou com mais de cem participantes e debateu o compromisso ético-político da Psicologia em relação às questões de Gênero e Sexualidades.

A psicóloga e articuladora Rosana Schwerz informou que se surpreendeu com a participação maciça do público. "Ficamos muito felizes com a realização do evento e surpresas com a mobilização. Considerando que é o primeiro ParticiPsi realizado em Concórdia, e nossa primeira participação direta enquanto articuladoras. E ver o auditório lotado, com recorde de público foi muito gratificante", disse. 

A mesa redonda contou com Psicólogas(os), estudantes de Psicologia e profissionais de outras áreas, sendo assistência social, publicidade e propaganda e contabilidade. Segundo Rosane, a  mobilização para além do público alvo reafirma a importância das reflexões e discussões envolvendo a temática na região. "Isto exemplifica a importância das implicações éticas e políticas daPsicologia nas questões envolvendo gênero e diversidades, e da participação do CRP-12 como promotor e mediador nesses diálogos, aproximando e implicando a categoria. Afinal, enquanto psicóloga(os), podemos e devemos articular e trabalhar com diferentes áreas e profissionais, visando  promover o cuidado, o respeito, o acolhimento e a escuta, e rompendo com as diferentes violências que ainda são muito presentes em nossa região, bem como no mundo", destacou.

Na ocasião, o psicólogo e presidente da Comissão de Direitos Humanos do Conselho Regional de Psicologia em Santa Catarina, Ematuir Teles de Sousa, reforçou que o Brasil é o país que mais mata cidadãos LGBT no mundo, e citou o Código de Ética da(o) Psicóloga(o), que reforça que o profissional não deve contribuir com processos de violência, discriminação,preconceito ou exclusão.

 

Fotos


Voltar

Faça seu comentário