Acessibilidade | Cores: Normal - Alto Contraste | Tamanho do Texto: Diminuir - Aumentar

Conselho Regional de Psicologia Santa Catarina - 12ª Região



Comitiva do CRP-SC visita instituições ligadas à Psicologia em Lages


Comitiva do CRP-SC visita instituições ligadas à Psicologia em Lages
2017-10-26

Objetivo dos encontros foi o de conhecer a realidade local, promovendo uma aproximação entre conselho e psicólogas(os)
 
Na tarde de sexta-feira (20) Conselheiras(os), equipe técnica e a presidência do Conselho Regional de Psicologia de Santa Catarina (CRP-SC) se dividiram para realizar visitas a diversas entidades ligadas à Psicologia do município de Lages, na Serra Catarinense. O objetivo dos encontros foi o de conhecer a realidade local, assim como as dificuldades enfrentadas pela categoria, promovendo uma aproximação entre Conselho e psicólogas(os).
 
A ação fez parte da primeira Plenária Itinerante do CRP-SC, realizada no sábado (21) no município. Segundo a presidenta Jaira Rodrigues, a recepção das instituições foi muito positiva. "Ficamos super felizes em saber que eles modificaram suas agendas para nos receber e se agruparam em locais para otimizar nosso encontro. Houve um esforço para receber o CRP-SC, o que nos deixou muito contentes e realizadas(os)", afirmou Jaira.
 
Dentre as instituições visitadas estiveram a assistência social e os departamentos de CAPS de Lages. A psicóloga e gerente de Saúde Mental da cidade, Janaína Schlickmann de Souza, que atua há quase 15 anos à frente do CAPS, parabenizou a iniciativa do Conselho. "Recebo como uma surpresa feliz esta iniciativa do Conselho de uma conversa aberta com a categoria. Achei muito produtiva a oportunidade, por podermos informar questões muito particulares da nossa região", ressaltou.
 
Assuntos como a falta de leitos de internação clínica, a alta rotatividade de profissionais devido ao baixo piso salarial do município, a falta de uma unidade de CAPS III e o desmonte das politicas públicas foram citados na reunião. 
 
A Secretaria de Educação e universidades com cursos de Psicologia também foram visitadas na cidade, ressaltando a preocupação do Conselho na educação catarinense. Foram debatidos temas como a importância da categoria neste momento de desmonte da educação do país, a inserção da(o) Psicologa(o) na rede de atendimento e como a categoria está percebendo a demanda que existe na área de formação.
 
O Tribunal de Justiça, o CASE e a Polícia Civil também foram visitados para uma roda de conversa, assim como foi realizada uma ação de direitos humanos em uma comunidade terapêutica da região. 
 
Para a vice-presidente do CRP-SC, Lisandra Antunes de Oliveira, as visitas são de total importância porque visam "aproximar as(os) psicólogas(os) do Conselho e ressaltar a relevância deste profissional dentro do município. O CRP-SC cumpre seu papel de orientar, fiscalizar e normatizar esta profissão no momento em que vai ao encontro da(o) psicóloga(o)", destacou.

Fotos


Voltar

Faça seu comentário